sábado, 27 de abril de 2013

Navio-tanque “Zeugman” partiu carregado do Polo Petroquímico de Triunfo.



O navio-tanque “Zeugman” que presta serviços a Braskem, no transporte de parte de sua produção petroquímica. Partiu no início da tarde desta quarta-feira (24) do terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo, rumo ao terminal petroleiro de Rio Grande.

Segundo informação colhida junto ao porto de Rio Grande, esta prevista a descarga de 1.300 toneladas de benzeno e de 2.000 toneladas de Etil Tercio Butil Eter – ETBE.

O “Zeugman” é um navio-tanque de bandeira Turca. Que mede 109 metros de comprimento e possui 16 metros de largura. Sua importância é muito grande, pois ele serve não só para escoar a produção até o Porto de Rio Grande, como também possui a capacidade de levá-la para outros portos brasileiros ou do exterior. Dando assim uma maior agilidade nas operações comerciais do Polo Petroquímico de Triunfo.

Ele também serve de exemplo ao empresariado brasileiro, sinalizando que há mercado para o transporte de produtos por navios. Que por lei deveria dar prioridade aos navios de bandeira brasileira, mas que na falta ou inexistência destes, acaba permitindo a entrada de navios estrangeiros no transporte de carga nacional. Investir na navegação é uma necessidade para o país. Além de garantir um mercado no transporte de cargas, gera empregos na indústria de construção e reparo naval; e no setor de pessoal embarcado. Possibilita uma redução na transferência de recursos ao exterior. Garantindo maior economia de moeda forte aos cofres brasileiros. Já que o frete é pago em dólar, para empresas de navegação de outros países.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário