sábado, 27 de abril de 2013

Polo Petroquímico de Triunfo recebe “Queen Catalina”.



Chegou na manhã de segunda-feira (22), navegando sob o forte nevoeiro que se abateu na região de Porto Alegre, o navio-tanque “Queen Catalina”. Sendo que sua chegada junto a área de fundeio “Bravo”, do porto de Porto Alegre, que se localiza em frente ao cais Mauá, ocorreu por volta das 09:30. Durante este percurso, no qual o navio navegou praticamente com visibilidade zero, a presença do navio era denunciada pelo soar de sua buzina. Que de tempos em tempos emitia um forte som, indicando com isto não só a sua presença na área, mas principalmente que o mesmo estava a navegar.

Sua entrada rumo ao Polo Petroquímico de Triunfo, inicialmente prevista para ocorrer durante a manhã foi transferida para o turno da tarde. Sendo que a princípio ela seria sincronizada com a manobra de partida do navio-tanque “Forte de Copacabana”. No entrando com o atraso no término de carregamento deste último, o navio seguiu para a área de fundeio “Charlie”, que se localiza no rio Jacuí, em frente a entrada do canal de acesso ao terminal Santa Clara.

O navio de bandeira liberiana mede 131,35 metros de comprimento e possui 20 metros de largura. O que o trona um dos navios mais cumpridos a operar junto ao terminal Santa Clara, nos últimos tempos. Foi construído pelo estaleiro Fincanitieri La Spezia, da cidade italiana de La Spezia, no ano de 1995. Ao longo de sua vida já possuiu os nomes de “Eurogas Quarta”, “Northern Snow”, e “Gaschem Catalina”. E sua atual viagem teve com ponto de partida o porto de Willemstad, localizado na ilha de Curaçao, de onde partiu no sábado, 06 de abril. Para quem desconhece, Curaçao foi um território da Holanda, localizado no Sul do mar do Caribe, próximo da Venezuela. Sua proximidade deste país, que é um dos grande produtor de petróleo; e a existência de uma refinaria da empresa anglo-holandesa Shell, lhe garantiram um papel de destaque no tráfego do petróleo na região. Sua chegada ao nosso polo petroquímico é o exemplo da importância deste complexo industrial para a nossa economia. Garantindo, com isto, nossa inserção no comércio internacional. E dando a certeza de que estamos gerando divisas importantes para o crescimento econômico do Estado e do Brasil.

Fotos: Carlos Oliveira

Um comentário:

  1. Encontrei esse navio no porto de Aratu-Bahia agora no fim do mês de junho...

    ResponderExcluir