sexta-feira, 19 de abril de 2013

“Trevo Norte” transporta resíduos destinados à exportação.


A barcaça graneleira “Trevo Norte”, de propriedade da Navegação Aliança atracou às 22:55 da noite de quarta-feira (17), junto ao terminal da empresa Bunge, na área do Super Porto de Rio Grande.  Em seus porões ela trazia 3.293,88 toneladas de bagaços e outros resíduos sólidos, para serem descarregadas. O produto originário da empresa Bianchini, e embarcado junto ao seu terminal localizado no rio dos Sinos, município de Canoas, tem por destino o mercado exterior.

Paralelo a este fato é importante observarmos que atracou novamente neste terminal, o navio mercante vietnamita “Vega Star”. No primeiro momento ele havia atracado no meio da tarde de quarta-feira (03) para receber um carregamento de 20.000 toneladas de bagaços e outros resíduos sólidos. E sua partida ocorreu uma semana depois, ao final da tarde da quarta-feira (10), ocasião em que ele foi fundear fora da barra, em mar aberto. Agora o navio retornou ao terminal da Yara, atracando às 12:13 da quarta-feira (17) para receber 20.000 toneladas de farelo de soja do tipo “lowpro” e 10.000 toneladas de farelo de soja tipo “hipro”.

Sobre este fato é interessante observarmos que na verdade o navio esta, no mínimo, há 15 dias parado junto a área do porto de Rio Grande. Fato que sem dúvida representa uma elevação do custo operacional e uma perda de competitividade para o Brasil. Comprova a necessidade de investimentos em infraestrutura. E de que devemos ser mais realistas e menos sonhadores, ao anunciarmos uma eficiência que não temos. Pois esta ilusão em nada nos ajuda a melhorar a atual situação. Pensem nisso quando virem uma notícia ou propaganda oficial sobre os nossos portos. Obrigado.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário