sexta-feira, 19 de abril de 2013

“Trevo Leste” transporta soja destinada à China.


A barcaça graneleira “Trevo Leste” atracou às 9 horas da manhã de segunda-feira (15) junto ao terminal Marítimo Luiz Fogliatto. Em seus porões ela estava transportando 3.600 toneladas de soja destinadas à exportação. E que foram embarcadas no terminal de uso privado (TUP) da empresa Oleoplan, às margens do rio Gravataí, no município de Canoas.

Concomitantemente a isto, se encontra atracado no mesmo terminal o navio mercante “Lowlands Nello” de bandeira maltesa, medindo 225 metros de comprimento e possui 32.20 metros de largura. E que atracou às 10:15 de sábado (13), vindo do porto de Richards Bay, na província de Natal – África do Sul. Em Rio Grande o “Lowlands Nello” deverá receber em seus porões cerca de 65.000 toneladas de soja em grão. Para serem transportadas à República popular da China, tendo como porto de entrada o da cidade de Changsha. Parte deste volume possui como origem os depósitos do próprio terminal. No entanto o volume da “Trevo Leste” será todo ele transferido diretamente pelas esteiras do terminal para os porões do navio. Agilizando desta forma o trabalho de carga e descarga. E garantindo uma economia muito grande de tempo e energia na operação.

Como podemos ver, a navegação interior continua sendo um importante meio de transporte de nossa safra agrícola. Reduzindo os custos de operação, e retirando de nossas estradas milhares de veículos de carga pesada.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário