sexta-feira, 19 de abril de 2013

Balsa “Deusa do Mar” é enviada para Rio Grande.


Após um longo período parada junto ao porto de Porto Alegre, finalmente a balsa “Deusa do Mar” segue para Rio Grande. A balsa que era utilizada na travessia de veículos entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte. Foi retirada deste serviço a fim de ser reformada para atender demandas apontadas por vistoria realizada pela Marinha do Brasil. Os serviços foram realizados pelo Estaleiro SORENAV, localizado no distrito de Barretos, município de Triunfo. E depois de concluídos a balsa ficou atracada junto ao cais Mauá do porto de Porto Alegre.

Em 31 de dezembro de 2012 já havia feito uma matéria sobre o assunto. Na época comentava que a mesma se encontrava parada a mais de um mês. (Veja o link a seguir: http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2012/12/balsa-deusa-do-mar-encontra-se-parada.html      ). O que chama a atenção é que somente agora a balsa é enviada para Rio Grande. Passado o período de verão, onde o movimento da travessia aumenta, devido ao fluxo de turista ser bem maior. Isto demonstra o quanto o usuário é respeitado pelas partes envolvidas no caso. Sejam elas a iniciativa privada ou o poder público. Que muito pouco fez a fim de possibilitar um transporte melhor para a população local.

A iniciativa privada têm seus interesses próprios. Sua estratégia definida para o problema da travessia. Ela enfrenta uma grande resistência por parte das autoridades locais de Rio Grande com relação ao ponto em que deve operar. Pois ao mesmo tempo em que não querem a balsa atracando no centro da cidade não oferecem outro espaço para que o serviço possa ser realizado. Por sua vez, o local no centro de São José do Norte é por demais apertado para comportar um equipamento maior. Já que o espaço também é dividido com as barcaças da travessia de passageiros.

O canal de navegação esta com sua profundidade comprometida. A solução encontrada não é uma solução definitiva. Já que a recuperação de seu calado não atende as exigências da marinha do Brasil. Que inclui também o seu alargamento.

Uma alternativa viável, que seria a travessia próxima ao terminal de contêineres é descartada veementemente pela administração do Porto de Rio Grande. Já que interfere nos interesses comerciais do terminal de contêineres que vê neste espaço uma alternativa de ampliação. Logo o interesse privado prevalece sobre o interesse público.

Finalmente temos de considerar que a balsa ficou atracada este tempo todo em área muito próxima ao prédio da administração da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. Parte importante do contexto todo, pois participa de forma efetiva do processo de licitação do serviço. E mesmo assim nenhum movimento foi visto no sentido de pressionar para que a mesma fosse enviada para atuar junto na zona Sul de nosso estado.

Como podemos ver. Há muitos interesses envolvidos neste caso. Isto não explica a demora na solução do mesmo. Mas nos provoca a pensar o porquê disso estar acontecendo. A esperança é de que com a partida da balsa “Deusa do Mar” para a região Sul, isto seja o indicativo de que o serviço irá melhorar. Pois esta viagem não é a garantia disso, mas apenas um indicativo, de que algo de novo poderá ocorrer.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário