domingo, 21 de abril de 2013

Após forte nevoeiro atracou o navio mercante “Mazury”.



O forte nevoeiro que se abateu sobre o Guaíba, na manhã de domingo (21) foi o motivo pelo atraso na chegada do navio mercante “Mazury”. O navio que mede 190 metros de comprimento e possui 28 metros de largura máxima, navegava no lago Guaíba quando foi surpreendido pelo forte nevoeiro na região próxima a Belém Novo. Por este motivo, considerando-se a necessidade de garantir a segurança da embarcação, bem como evitar um encalhe junto ao estreito canal de navegação. O “Mazury” acabou fundeando num ponto de canal natural, que é mais largo, para esperar que as condições climáticas ficassem melhores e assim poder seguir sua viagem até porto da capital do estado. O trajeto entre o farol de Itapuã e Porto Alegre, que normalmente é percorrido em três horas, acabou sendo feito em mais de cinco horas. E a chegada que deveria ocorrer por volta das 10 horas de manhã efetivou-se após o meio dia.

Em virtude deste fato, repito aqui a necessidade de se abordar o tema de forma séria, como o mesmo deveria sempre ser abordado. Pois não podemos ficar de braços cruzados, e não fazermos nada para solucionar esta questão tão delicada de nossa infraestrutura logística. Cuja solução vai trazer grandes benefícios à economia de nosso estado.

Desde que o navio mercante “Santa Katarina” encalhou em frente ao cais Navegantes, do Porto de Porto Alegre, a Marinha do Brasil vêm solicitando informações à Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. E pelo visto estas informações não foram repassadas. Pelo contrário, temos presenciado apenas um discurso oficial, pregando o esforço na melhoria das condições de nossa hidrovia. E prometendo que em breve este trabalho resultará na liberação da navegação noturna. Um discurso vazio, que não se concretizará. Pois se há dificuldades dos navios em navegar durante o dia, durante a noite estas dificuldades haverão de ser bem maiores. E isto vai contra os princípios pregados pela Marinha do Brasil. Que visam garantir, em primeiro lugar a segurança.

Sobre o navio mercante “Mazury” podemos informar que o mesmo esta registrado junto ao porto de Nassau, ostentando desta forma a bandeira de Bahamas. Foi construído no ano de 2005, pelo estaleiro chinês Xingag Shipbuilding Heavy Industry, da cidade de Tanjin. Seu armador é a empresa polonesa Polsteam, da cidade de Szczecin. Nos seus porões há um carregamento de aproximadamente 10.200 toneladas de fertilizantes. E antes de aqui chegar o navio realizou uma escala junto ao porto de Paranaguá. De onde partiu às 12:10 de quarta-feira (17).

Fotos: Carlos Oliveira

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