segunda-feira, 18 de julho de 2011

SPH e FEPAM se reúnem.
18/07/2011 11:11:18
O Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, acompanhado do diretor de Portos, Silvio David, realizou visita ao diretor da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg na tarde de sexta-feira (15). O objetivo foi de antecipar as tratativas para reunião desta semana que vai abordar a renovação da Licença de Operação do Porto de Porto Alegre e a operação de retirada de óleo do interior dos navios paraguaios.
Vanderlan expôs que a SPH é carente, em seus quadros técnicos, de servidores que atuem no setor ambiental, já que no último concurso público nenhuma das vagas foi preenchida. Por isso solicitou o apoio do corpo técnico da FEPAM na correção de eventuais pontos falhos na documentação já apresentada a instituição. Esta colaboração não só agiliza o processo, mas possibilita uma melhor adequação ao que há de mais atual no pensamento de proteção ao meio ambiente.
Também foi solicitado à FEPAM que estude a possibilidade de fornecer um tratamento especial à SPH no que se refere aos custos de obtenção do Licenciamento Ambiental.
Da parte do diretor Silvio David, foi externado a necessidade de apoio técnico da FEPAM na elaboração do plano de retirada de água contaminada com óleo do interior dos navios paraguaios. No ano de 2001 uma grande operação neste sentido foi realizada. Naquela época os navios se encontravam parados a apenas 4 anos. Passados mais de 10 anos, a situação é outra. Não existe mais óleo nos tanques de combustível, fato que é um alívio. No entanto a água contaminada associada a degradação crescente das embarcações é um fator de preocupação. E todo processo deve ser planejado sob este aspecto.
Da parte do diretor da FEPAM, Carlos Fernando, foi dito que a instituição dará todo o apoio possível. Tendo em vista a importância do porto para a atividade econômica e da necessidade de se preservar as águas do Guaíba da poluição.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário