sábado, 2 de julho de 2011

Professores da Universidade de Caxias visitam SPH

30/06/2011 17:46:41
A possibilidade de firmar uma parceria para estudos de aproveitamento do modal hidroviários foi o que motivou a vista de três representantes da Universidade de Caxias do SUL – UCS à Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado. Durante a reunião que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30 de junho, o superintendente Vanderlan Vasconselos destacou que a proposta da autarquia é buscar, na parceria com as universidades, maneiras de mostrar o potencial portuário da capital e das hidrovias gaúchas.
“Somos o maior porto fluvial do país e o RS é o segundo estado com maior potencial de hidrovias, perdendo apenas para o norte do pais. Tenho certeza que será através das universidades que encontraremos maneiras de qualificar a mão de obra que atuará em empreendimentos que chegam em nosso país, para fomentar o setor de navegação”, afirma Vanderlan.
Ele lembrou dos investimentos que serão aplicados pela Petrobras, em industrias offshore, com o objetivo de fomentar o setor naval até 2014. “Vamos precisar de profissionais qualificados para que não seja preciso trazer mão de obra de outros países para atuar aqui. Estamos abrindo as portas da SPH justamente para que estes estudos práticos aconteçam.”
Para o professor e doutor, Marcelo Nichele, que representou a pró-reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, trata-se de uma parceria necessária. “mesmo estando longe dos principais rios de navegação, Caxias do Sul e região tem um pólo industrial extremamente ativo e que larga toda sua produção na estrada. As linhas ferroviárias existem, o que possibilitaria o transporte de nossa produção para portos multimodais, como de Estrela ou até Porto Alegre”, avalia. Nichele disse que já existem estudos sendo efetuados para a retomada do uso da ferrovia, fazendo a ligação da região serrana até Estrela, em função da estrutura já existente naquele porto e pela proximidade dos município da serra gaúcha.

O professor destacou ainda que com a aproximação da SPH com a universidade, permitirá um intercâmbio de informações fortíssimo que possibilitará muito mais que o estágios curriculares, mas estudos técnicos direcionados à logistica, produção e ambiental. "Estamos animados com essa proposta e vamos tratar de levar também o diretor da SPH para palestra na Universidade", disse.
Também participaram do encontro os coordenadores de gestão e projetos, Lucas Bonan Gomes e Humberto Oliveira, da Coordenação das Relações Universitárias
Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=602

Nenhum comentário:

Postar um comentário