quarta-feira, 27 de julho de 2011

Marinha libera canais hidroviários
26/07/2011 12:10:01


A Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado informa que os canais do Cristal e Navegantes já estão liberados. Os 12 quilômetros de hidrovia interditados desde o final da manhã de ontem, (24), pela Marinha do Brasil, tiveram a sinalização recolocada por volta das 18 horas desta segunda-feira. Ao todo foram 19 horas de interdição parcial da hidrovia.

A proibição da passagem de navios foi devido a movimentação dos sinais náutico em razão da forte correnteza ocorrida no Guaíba após a enxurrada da semana passada.Pelos menos 38 equipamentos, entre bóias e sinalizadores saíram dos pontos de localização. Sem as bóias, o canal navegável ficou sem identificação do trecho seguro para passagem dos navios. Com isso a Marinha determinou a “impraticabilidade dos canais”, incluindo o trecho do Rio Jacuí, que liga ao Terminal Santa Clara em Triunfo.

Depois da vistoria da Delegacia da Capitania dos Portos, duas equipes da SPH passaram a trabalhar na recuperação dos sinais que ficaram em sua maioria, encalhados em um ponto do Canal do Cristal. O trecho foi concluído, permitindo a liberação dos navios que aguardavam para o desembarque de gás GLP que permaneceram fundeados no canal em frente ao Cais Mauá. O trabalho das equipes de técnicos da SPH continuará nesta terça-feira para a recuperação do trecho que liga Porto Alegre a Triunfo.


Saiba mais
A Marinha do Brasil interditou os canais de navegação compreendidos entre o Lago Guaíba e o Jacuí. A determinação só foi feita após informação da própria Superintendência de Portos e Hidrovias, que verificou o deslocamentos dos sinais náuticos em decorrência da enxurrada ocorrida no final da semana passada. A Marinha verificou a situação dos canais e enviou comunicado à SPH determinando a impraticabilidade nos Canais Cristal, Porto Alegre, Navegantes e Pólo Terminal Santa Clara. Ao todo, 38 bóias e sinais náuticos ficaram fora de posição.
Segundo o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o alerta sobre os riscos de a navegação ser prejudicada com a cheia do Guaíba, a partir da enxurrada, foi dado na tarde de sexta-feira, 22, quando ele mesmo flagrou a bóia de número 27 passando defronte ao Cais Mauá.
APOIO - No início da tarde de domingo, um funcionário da SPH acompanhou o trabalho de localização e identificação das bóias deslocadas pela ação das águas. Os dados coletados foram acrescentados em relatório técnico sobre a situação atual do balizamento junto aos canais de navegação atingidos.
ENCHENTES - Segundo o diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, enchentes dessa magnitude sempre danificam o balizamento. "O lixo que desse pelos rios ao ficar preso junto as bóias e pode deslocá-las. Fora isto há o risco de assoreamento dos canais navegáveis, comprometendo o trabalho de dragagem que esta sendo realizado", disse. Acredita-se que, em média, a cada ano são jogados nos rios cerca de 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos e as enchentes são motivos de preocupação, pois depositam de uma só vez um volume muito elevado.
Fotos: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=644

Nenhum comentário:

Postar um comentário