quarta-feira, 27 de julho de 2011

Marinha do Brasil interdita acesso ao Porto de Porto Alegre.
25/07/2011 16:31:59

A Marinha do Brasil interditou os canais de navegação compreendidos entre o Lago Guaíba e o Jacuí. A determinação só foi feita após informação da própria Superintendência de Portos e Hidrovias, que verificou o deslocamentos dos sinais náuticos em decorrência da enxurrada ocorrida no final da semana passada. Com a informação, a Marinha verificou a situação dos canais e enviou comunicado à SPH determinando a impraticabilidade nos Canais Cristal, Navegantes e Pólo Terminal Santa Clara. Ao todo, 38 bóias e sinais náuticos ficaram fora de posição.
Segundo o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o alerta sobre os riscos de a navegação ser prejudicada com a cheia do Guaíba, a partir da enxurrada, foi dado na tarde de sexta-feira, 22, quando ele mesmo flagrou a bóia de número 27 passando defronte ao Cais Mauá. “A força da correnteza, aliada a galhos de árvores e outros materiais que foram arrastados, retirou os sinais dos pontos de identificação do Canal, deixando a navegação insegura. Alertamos nossas equipes e, no começo da manhã do domingo, quando o nevoeiro se dissipou, encontramos várias bóias no Canal Cristal – próximo ao Beira-Rio. Imediatamente comunicamos a Marinha do Brasil, que nos deu retorno necessário”, disse.
Assim que foi informada oficialmente pela Marinha, a SPH designou duas equipes para efetuar o levantamento dos pontos mais críticos e, na manhã de segunda-feira, 25, deu inicio ao trabalho de reposição dos sinalizadores. “Nossa prioridade está sendo restabelecer os canais Porto Alegre e Navegantes que dão acesso ao Terminal do Rio Gravataí, para garantir a descarga de gás GLP”, informou o diretor de Hidrovias, Pedro Obelar.

MEDIDAS - O Superintendente destacou que durante toda a manhã de segunda-feira, 25, três navios carregados com gás, precisaram ficar fundeados junto ao Cais Mauá, para evitar um deslocamento sem segurança. “Nossa preocupação foi comunicar os órgãos competentes para alertar sobre a situação. Tanto a Delegacia da Capitania de Portos, através do Capitão de Fragata, Jaime Tavares Alves Jr. e a Praticagem da Lagoa dos Patos foram alertados para evitar qualquer incidente”, destacou. Ele destacou ainda que o Secretário de Infra-estrutura, Beto Albuquerque, também foi comunicado da situação da hidrovia, através de encaminhamento do relatório da Marinha do Brasil.
Vanderlan explicou que o objetivo é liberar a navegação o mais rápido possível, a fim de evitar danos à economia do Estado e o bem-estar da população. “É pela hidrovia que passa a maior parte do gás liquefeito de petróleo - GLP - que abastece as residências gaúchas. Atualmente cerca de 1/3 do ICMS arrecadado pelo Estado passa pelos canais de navegação. Mantê-la operando é uma questão vital a nossa economia”, alertou.


APOIO - No início da tarde de domingo, a bordo da lancha da Marinha do Brasil, um funcionário da SPH acompanhou o trabalho de localização e identificação das bóias deslocadas pela ação das águas. Foram vistoriados os canais do Cristal, Porto Alegre, Navegantes, e de Acesso ao Pólo Petroquímico de Triunfo. Os dados coletados foram acrescentados em relatório técnico sobre a situação atual do balizamento junto aos canais de navegação atingidos.
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ENCHENTES - Segundo o diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, enchentes dessa magnitude sempre danificam o balizamento. “O lixo que desse pelos rios ao ficar preso junto as bóias e pode deslocá-las. Fora isto há o risco de assoreamento dos canais navegáveis, comprometendo o trabalho de dragagem que esta sendo realizado”, disse Obelar informou ainda que acredita-se que, em média, a cada ano são jogados nos rios cerca de 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos. E as enchentes são motivos de preocupação, pois depositam de uma só vez um volume muito elevado.
Fotos: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=643

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