segunda-feira, 18 de julho de 2011

Começa a dragagem no Canal da Feitoria
15/07/2011 17:54:56

A dragagem do Canal da Feitoria, um dos mais importantes trechos da hidrovia que liga o Porto de Porto Alegre até o Porto de Rio Grande começou hoje a ser dragado. Parte do trecho ficou seriamente comprometido depois da enxurrada de São Lourenço, que provocou o assoreamento do canal artificial, junto a Lagoa dos Patos.

De acordo com o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o trabalho faz parte do esforço conjunto do governo que tem como meta gabaritar o trecho de canais, que compreendem em 310 quilômetros de extensão. “Existe um esforço conjunto do governo do Estado, com a SPH, a fim de deixar em plenas condições de navegabilidade esta que é a nossa principal hidrovia do Estado. Com isso, serão investidos, além dos cerca de R$ 2,7 milhões do orçamento, mais R$ 6,6 milhões que foram liberados pela Secretaria da Fazenda”, disse. Para executar o serviço, a draga Volze se deslocou nesta sexta-feira para o Canal da Feitoria, junto á Lagoa dos Patos.

Vanderlan destacou que a dragagem deverá ser concluída até o final do ano, garantindo o calado (profundidade do canal) de 5,18 metros de profundidade, com mais o chamado pé de piloto, que dá uma profundidade de 6 metros. “Isso significa que no período das cheias, os navios podem chegar ao Porto de Porto Alegre com até 14 mil toneladas de carga e de acordo com a estrutura da embarcação a quantia aumenta para até 15 mil. Isso é um ganho expressivo da navegação no Estado”, disse.

Com a dragagem, a hidrovia garantirá acesso seguro de embarcações aos portos de Pelotas e Rio Grande, facilitando o acesso também aos portos do interior do Estado, como Cachoeira do Sul. “Este é um investimento que irá facilitar a hidrovia do Mercosul, integrando ainda os portos do interior”, disse. A ultima vez que o governo do Estado investiu em manutenção de hidrovias foi durante a gestão de Olívio Dutra.

FOTO: CARLOS OLIVEIRA

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=631

Nenhum comentário:

Postar um comentário