sábado, 23 de julho de 2011

Paraguai entrega ao RS dois navios atracados no porto da Capital

Cristiane Franco/SPH/Divulgação/JC


Vanderlan Vasconselos (C), Carlos Henrique Kaipper (E) à esquerda e o Consul Manuel Vicente Sanabria



O Paraguai entregou oficialmente nesta quinta-feira (21) à Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH) a sucata dos dois navios que pertenciam ao país. O ato de entrega, que aconteceu nesta manhã na sede do consulado, em Porto Alegre, marca a autonomia do SPH para dar destino aos navios Mariscal José Felix Estigarríbia e General Bernardino Caballero, que estão atracados no Porto de Porto Alegre desde 1997.

A entrega foi feita em troca da dívida de R$ 4,93 milhões que o Paraguai tem com o Porto da Capital. O termo de entrega foi assinado pelo superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, pelo procurador Geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, e pelo cônsul paraguaio, Manuel Vicente Sanabria.

Os dois navios foram retidos pela Marinha do Brasil em 1997, por não estarem em condições seguras de navegação e, desde então, ficaram atracados nas docas do Cais Navegantes, sem que seus proprietários efetuassem o pagamento das tarifas portuárias.

O próximo passo, segundo nota da SPH gaúcha, será tomar as medidas necessárias para a retirada da água misturada a óleo, armazenada nos porões dos dois navios. Em seguida, será dado inicio ao processo para o leilão das sucatas.

"Até o final do ano queremos deixar o porto livre destes navios. As embarcações no porto representam além do aspecto estético de abandono, uma preocupação com os riscos ambientais e com a própria hidrovi", explicou o superintendente Vanderlan Vasconselos.

O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, comemorou o acordo celebrado com o governo paraguaio para a retirada dos dois navio. "Esta vitória coletiva é fruto de uma prioridade nossa, em que buscamos, antes de quitar a dívida, a preservação do meio ambiente, sendo que aqueles navios colocam em risco o nosso Guaíba", destacou.


Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=68320#

Um comentário:

  1. Com o ingresso da Oi, antiga BRASIL TELECOM, no mercado gaúcho, os planos empresariais de telefonia móvel ficaram muito mais baratos. Solicite contato e SURPREENDA-SE com todas as novas vantagens!!
    Acesse: http://vinislv.blogspot.com/

    ResponderExcluir