quarta-feira, 19 de junho de 2013

Porto da Capital recebe visita de dois navios da Marinha do Brasil.


O Rebocador de Alto-Mar “Tritão” atracou no final da manhã de sexta-feira (14) no cais Mauá, do porto de Porto Alegre. Vindo de Rio Grande, o navio permanece realizando uma série de treinamentos, que visam dar-lhe plenas condições de operacionalidade. Por este motivo ele não foi aberto à visitação pública. E aproveitou sua estadia na capital para dar continuidade no adestramento de sua tripulação.

O segundo navio da Marinha que atracou no cais Mauá, foi o Navio-Balizador “Faroleiro Mário Seixas”. Subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Sul – SSN-5, que é uma das unidades do Comando do 5º. Distrito Naval. O “Faroleiro Mário Seixas” possui como base de operações o porto de Paranaguá. Auxiliando na manutenção da sinalização náutica deste porto e dos demais portos e faróis de parte do litoral de Santa Catarina e do Paraná. Sua vinda ao Rio Grande do Sul devesse ao fato do mesmo estar rendendo o Navio-Balizador “Comandante Varella” na manutenção dos nossos sinais náuticos. Tanto é que antes de atracar em Porto Alegre, o “Faroleiro Mário Seixas” auxiliou na manutenção do farol de Itapuã, por dois dias. Trazendo um militar para compor a guarnição deste farol além de equipamentos.

O “Faroleiro Mário Seixas” é um antigo barco de pesca, que foi apreendido há anos com contrabando, sendo entregue à Marinha do Brasil, que o adaptou para prestar serviço de apoio à sinalização náutica. Pequeno e versátil, ele passou recentemente por uma grande revisão. Que o deixou com plenas condições de continuar operando por no mínimo mais quarto anos. Em processo semelhante ao que ocorreu com o Rebocador de Alto-Mar “Tritão”. Demonstrando o quanto é importante, para a Marinha do Brasil, o trabalho de manutenção de suas embarcações. Pois são elas que garantem a segurança do Brasil e dos navios que por aqui navegam.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário