domingo, 16 de junho de 2013

Navio mercante “Star Cosmo” atraca em Porto Alegre.


O navio mercante “Star Cosmo” atracou às 13:25 da tarde de sábado (08) no cais Navegantes do porto de Porto Alegre. Sua chegada a capital do Estado ocorreu no final da manhã, porém o mesmo teve de fundear na área “Bravo”, localizada em frente ao cais Mauá, a espera do momento oportuno para poder atracar. Já que devido ao forte nevoeiro que se formou durante a manhã, todas as operações de desatracação e atracação sofreram atraso.

O “Star Cosmo” é um navio graneleiro de bandeira das Ilhas Marshall e que esta registrado no porto de Majuro; seu comprimento é de 189,95 metros e sua largura máxima atinge à 32,23 metros. Em seus porões o navio trouxe um carregamento de Super Fosfato Simples e Super Fosfato Triplo, embarcados no porto israelense de Ashdod, de onde partiu em 08 de abril. Fez uma escala no porto de Gibraltar (15/ABR/2013) e posteriormente seguiu para o porto de Itaqui, no Maranhão. Sua partida deste porto ocorreu no dia 26 de maio, às 12:49. E o navio seguiu sua viagem para o porto de Rio Grande, para atracar às 08:45 de terça-feira (04). No Porto Novo de Rio Grande descarregou 10.600 toneladas de Super Fosfato Triplo. Atendendo a demanda das seguintes empresas: CHS do Brasil, com 1.000 toneladas; Coxilha Indústria de Fertilizantes e Corretivos, com 1.000 toneladas; Fertilizantes Multifértil, com 1.000 toneladas; Josapar Joaquim Oliveira S/A Participações, com 1.000 toneladas; Ourofértil Fertilizantes Ltda., com 1.000 toneladas; e o restante a diversos outros clientes menores.

Em Porto Alegre, esta prevista o descarregamento de 10.100 toneladas. Numa operação em que o navio terá de utilizar os seus quatro guindastes de bordo. Cuja capacidade de içamento chega a 30 toneladas cada. Este fato se deve a inoperância dos guindastes de terra do porto. Que segundo consta se encontram interditados novamente. Por não apresentarem plenas condições de segurança.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário