segunda-feira, 3 de junho de 2013

Navio mercante “Santa Katarina” retorna a Porto Alegre.

O navio mercante panamenho “Santa Katarina”, aquele que encalhou em frente ao cais Navegantes no ano de 2011, retornou na manhã de domingo (02) ao porto de Porto Alegre. Vindo do porto de Paranaguá, aonde havia atracado no dia 23 de maio, o navio trouxe um carregamento de 13.500 toneladas entre sulfato de potássio e cloreto de potássio. A operação de descarga, esta a cargo da empresa D&F LOG Logística e Representações Ltda, com sede em Porto Alegre.


O “Santa Katarina” é um graneleiro construído no ano de 2010, pelo estaleiro filipino Tsuneishi Heavy Industries, da cidade de Balamban. Desenvolve uma velocidade de cruzeiro de 14,5 nós, sendo sua velocidade máxima de 15,5 nós. Para tanto possui um motor MAN-B&W de 6 cilindros, produzidos pela Mitisui Engineering & Shipbuilding Co Ltd, do Japão. Com potência de 11.489 Hp.

A particularidade da atracação do navio se deu por conta do mesmo ter sido obrigado a lagar seu ferro (âncora) para efetivar sua parada. Para que em seguida o mesmo pudesse ser levado pelos rebocadores “Almirante Tamandaré”, “Almirante Saldanha da Gama” e “Cardif” da Navegação Amandio Rocha – NAR para o cais. Sua atracação foi efetivada às 11:30. Fato que obrigou ao segundo navio que estava chegando, o “Délia” a fundear em frente ao cais Mauá, na área apropriada para esta manobra.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário