domingo, 9 de junho de 2013

Navio mercante “Ocean Bloom” atraca em Porto Alegre.

O navio mercante panamenho “Ocean Bloom”, que mede 179,97 metros de comprimento e possui 29,80 metros de largura, atracou nesta quinta-feira (06) no cais Navegantes do porto de Porto Alegre. A embarcação trouxe em seus porões um carregamento de 6.100 toneladas de fosfato diamônico – DAP.


Antes de chegar a capital do estado, o navio já havia realizado outras duas escalas em portos brasileiros. Sendo a primeira no porto de Aratu, na Bahia, e a segunda em Rio Grande. Em Rio Grande o navio junto ao terminal de uso privativo (TUP) da empresa Yara Brasil Fertilizantes, às 17:30 da tarde de domingo (02). Iniciando os trabalhos de descarga às 19 horas do mesmo dia. E descarregando 6.856 toneladas de fosfato monoamônico – MAP, para a própria Yara, além de 4.190 toneladas de MAP para outros clientes. Concluída esta operação, o navio desatracou se seguiu para a área de fundeio “Golfo III”, onde largou ferro às 16 horas da tarde de terça-feira (04). Lá ficando até o momento em que partiu rumo a Porto Alegre, na manhã do dia seguinte.

Já sua chegada a Porto Alegre, exigiu uma nova manobra de fundeio. Desta vez em frente ao cais Mauá, em área própria para esta finalidade. Porque possui largura suficiente para que o navio ali permaneça sem por em risco sua segurança ou comprometer a continuidade da navegação. Esta manobra foi necessária, devido ao fato do cais Navegantes, estar com todos os seus espaços tomados. E sua liberação se deu, quando da partida do navio mercante “CS Caprice”. Possibilitando, desta forma, a atracação do “Ocean Bloom” junto ao cais e o início dos trabalhos já no turno da noite.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário