domingo, 16 de junho de 2013

“CMB Liliane” atraca no cais Navegantes.


O navio mercante “CMB Liliane”, registrado no porto de Hong Kong e que mede 180 metros de comprimento, e possui 30 metros de largura, atracou às 11 horas da manhã de sábado (08) no cais Navegantes do porto de Porto Alegre.

O “CMB Liliane” veio a capital do estado com um carregamento de 7.700 toneladas de ureia. Ante de atracar, em Porto Alegre, ele operou no porto de Rio Grande. Onde havia chegado e fundeado no dia 16 de maio fora da barra, a espera do momento de poder entrar para descarregar. Este fato só veio a ocorrer em 1º. de junho, quando o navio levantou seu ferro e seguiu em direção ao terminal da empresa Yara Brasil Fertilizantes, na área do Super Porto de Rio Grande. Neste terminal descarregou 3.000 toneladas de ureia para a empresa Yara. Esta operação terminou ás 13:25 de domingo (02). Permitindo que o navio partisse novamente, só que desta vez em direção do Porto Novo de Rio Grande, para descarregar mais 24.352 toneladas para outros clientes.

Sua chegada a Porto Alegre foi marcada pelo atraso causado pelo nevoeiro típico desta época. E que poderia ser superado por um sistema mais eficiente de sinalização náutica. No qual a distância entre as boias não fosse tão grande, como ocorre na atualidade. Principalmente na área mais próxima a lagoa dos Patos.

Reverter esta situação é o mínimo que podemos esperar. Pois além de ser o investimento mais barato e fácil de ser realizado. Representa dar uma qualidade maior para a nossa hidrovia. Que já esta defasada pela pouca largura de seus canais artificiais, e que não possui nenhum indício de que terá esta situação modificada no futuro próximo. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário