terça-feira, 18 de junho de 2013

Navio-tanque “Zeugman” vem para Triunfo buscar petroquímicos.


O navio-tanque “Zeugman” retornou de Rio Grande no meio da tarde de domingo (09). Sua chegada estava prevista para ocorrer às 09:30 da manhã. Porém, devido ao forte nevoeiro, o mesmo só chegou a Porto Alegre após as 12:48. Demonstrando o quanto o clima adverso, associada a falhas na infraestrutura de transporte, pode ser prejudicial para os interesses econômicos do estado e do país. Isto pelo fato da navegação em nossos canais interiores ser muito perigosa para a segurança das embarcações quando da ocorrência de fortes nevoeiros. Os canais estreitos e com pouca sinalização ampliam os riscos de acidentes. E fazem com que os navios naveguem muito devagar, quando não optem por não navegar até que haja melhores condições de visibilidade. Em ambos os casos o que se vê é o aumento do custo da operação. E como este serviço é pago em dólar, já que o navio é de bandeira estrangeira, quem perde é o próprio país. Além do mais, esta elevação de custo compromete nossa competitividade.

Ampliar o número de boias, alargar nossos canais interiores e adequamos nossa estrutura ao que há de melhor, é o mínimo que devemos fazer. Se quisermos ser vistos como um local atrativo para receber novos investimentos. Do contrário estamos fadados a ficarmos parados no tempo. Perdendo não só possibilidades como também os negócios que já possuímos. E que podem migrar para outros estados, cujas condições de infraestrutura estão sendo melhoradas a paços largos. Pensem nisso!

Sobe o “Zeugmam”, após ter chegado, e recebido o apoio do barco “Turistinha”. Ele atracou no terminal Santa Clara, para ser carregado e poder partir no dia seguinte, segunda-feira (10). Em seus tanques ele transportava 2.000 toneladas de naftas para petroquímica, 1.300 toneladas de benzeno, e 700 toneladas de óleo diesel, tipo “S500”. Tendo como destino o porto de Rio Grande.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário