quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Secretário Beto fala sobre obras para a Copa 2014


15/09/2011 16:07:46

Com a intenção de debater questões relacionadas ao metrô, rodoviária, ponte de Porto Alegre a Guaíba, cais internacional e investimentos em energia elétrica,conjuntamente as comissões especiais de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014 e Análise e Propostas de Viabilidade do Metrô em Porto Alegre, da Câmara Municipal da capital, realizaram reunião na manhã desta quinta-feira (15/9).O encontro teve a participação do secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque.

Em relação à energia elétrica para atender as exigências de forma regular para a Copa do Mundo, Beto disse que está prevista a instalação de uma subestação de energia ao lado do Estádio da Beira-Rio, num valor de U$ 300 milhões. Segundo ele, basta a liberação, por parte da prefeitura da capital, de uma licença de liberação da área.

“Nosso diálogo com o prefeito José Fortunati vem sendo perfeito e só estamos aguardando um sinal do Executivo municipal para iniciarmos as obras”, salientou. Sobre investimentos em energia em todo Estado, o secretário informou que existe a previsão de aplicação de R$ 1,5 bilhão. “Precisamos de novas linhas de transmissão em curto espaço de tempo”.

Outra preocupação manifestada por Beto foi em relação a lei que limita a existência de antenas para transmissão de dados. “Precisa ser revista com urgência e para isto sim quero contar com o apoio dos vereadores de Porto Alegre”, enfatizou o secretário alertando para o fato de que poderá comprometer as transmissões de informações pela imprensa durante os eventos da Copa 2014.

Sobre a instalação das subestações de energia no Estado, falou ainda o presidente da CEEE, Sérgio Dias. Ele comunicou aos vereadores que serão 101 novassubestações e que deverão ser instaladas ao longo de quatro anos, num investimento previsto de R$ 980 milhões. “Esses projetos estão sendo acompanhados pelo governo do Estado e estão dentro dos prazos previstos”, disse Dias.

Metrô

Sobre o metrô, o secretário Beto fez questão de salientar que o governo do Estado tem ofertado contrapartidas como isenção fiscal para instalação desse meio de transporte em Porto Alegre. “Já acenou com a renúncia de tributos em torno de R$ 350 milhões para essa obra”.

O secretário falou ainda sobre o cais internacional, junto ao Guaíba, que permitirá, segundo ele, o recebimento em Porto Alegre de 70% a 80% dos navios de passageiros que andam pelo mundo. Disse que esse trabalho vem sendo feito junto ao governo federal que já acenou com um investimento aproximado de R$ 18 milhões. “São recursos que deverão ser usados para fazer o balizamento do canal para uso noturno”.

Em relação à ponte que ligará Porto Alegre e Guaíba, comunicou que o investimento previsto somente na construção da ponte gira em torno de R$ 900 milhões. “Se formos levar em conta todas as obras do entorno, o custo poderá chegar a R$ 220 milhões”. Beto informou que estão sendo estudadas duas possibilidades para viabilizar a obra.

Uma das opções, conforme informou, seria pela Avenida Dona Teodora, custeada pelo governo federal. “Esta está sendo estudada pelo DNIT”. A outra, segundo o secretário, seria feita pela Concepa que é a detentora do contrato atual da ponte. “O governo federal é quem vai decidir o caminho, mas eu voto no que executar a obra no menor espaço de tempo”, enfatizou ao salientar que a atual ponte fica parada 30 dias por ano em função dos içamentos. “Hoje é o pior gargalo de risco do Estado”.

Rodoviárias

Beto também explanou sobre as estações rodoviárias no Estado. “Todas sofrerão novas licitações em relação às concessões. Já estamos debatendo com a Agers o novo modelo dos editais”, disse o secretário considerando que a grande maioria está em situação precária. “São verdadeiros lixos sem a mínima estrutura de atendimento”, salientou ele, lembrando que todas estão relacionadas diretamente com o evento da Copa 2014.

Sobre a rodoviária da capital, disse que também passará por processo licitatório. “Mas aqui a realidade é outra, pois existem condomínios que são administrados pelo Daer”. Já Saul Sastre, diretor de Transportes Rodoviários do Daer, disse que para a reformulação da estação rodoviária de Porto Alegre a intenção é fazer um concurso público.

“Mas é preciso que sejam escutados desde os carregadores de malas até os comerciantes que ocupam espaços lá”,destacou Sastre. Ele recordou ainda que a sua pasta tem a responsabilidade de preparar as rodovias do Estado para receber a Copa 2014. “Nossa missão envolve o transporte turístico e regular”.

Hidrovias

No encontro também esteve presente o Superintendente de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul, Vanderlan Vasconcelos. Ele falou sobre o projeto de revitalização do Cais Mauá e a hidrovia que ligará Porto Alegre e Guaíba. “Ontem apresentamos para a Marinha o registro para permissão da travessia e o início do transporte está previsto para o mês de outubro próximo”, comunicou Vasconcelos informando que para solução do problema foi buscado o canal natural do rio sem precisar de dragagem e que as bóias de segurança serão fornecidas pela empresa que fará a exploração da hidrovia.

Participaram da reunião os vereadores Airton Ferronato (PSB), presidente da Comissão de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014; o vereador Nelcir Tessaro (PTB), presidente da Comissão de Análise e Propostas de Viabilidade do Metrô em Porto Alegre; e os vereadores Paulinho Rubem Berta (PPS), Dr. Raul Torelly (PMDB), Mauro Pinheiro (PT), Aldacir Olibini (PT), Carlos Todeschini (PT), Reginaldo Pujol (DEM) e Maria Celeste (PT), além de diversas autoridades ligadas aos temas propostos para a reunião.

Fonte: Câmara de Vereadores de Porto ALegre, por Regina Andrade (reg. prof. 8423)

http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=714

Foto: Jonathan Heckler

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