segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Navio Mercante "Alma" atraca em Porto Alegre.


05/09/2011 17:12:45

O navio mercante "Alma", de bandeira maltesa, atracou na manhã de sexta-feira (01) no porto de Porto Alegre. A embarcação que mede 169,61 metros de comprimento e possui 27 metros de largura chegou com 9.133 toneladas de uréia. A carga foi embarcada no porto ucraniano de Yushni, localizado no Mar Negro, 30 Km próximo da histórica cidade de Odessa. Após descarregar o material, o navio deve rumar para o porto de Buenos Aires.
Segundo o diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, esta realidade tem de ser revertida. “É preciso construir a possibilidade de aproveitarmos a passagem de navios para embarcarmos a nossa produção, e com isto exportarmos a um custo menor. Garantindo a conquista de novos mercados, e fazendo girar a roda da economia”, disse. Vanderlan destacou que esta realidade não é uma característica do porto de Porto Alegre, mas do Brasil. “O fluxo dos navios que chegam aqui, se caracteriza pelo descarregamento de sua carga de fertilizante ao longo dos portos de nossa costa, sendo Porto Alegre o último da longa viagem; e os portos argentinos são, via de regra, o próximo a recebem as embarcações para serem recarregados com cereais”, disse.
Vanderlan destacou que esta é uma questão estratégica, que transcende a capacidade de articulação e deve ser abordada no âmbito do planejamento federal, já que envolve um planejamento estratégico amplo. “De nossa parte, devemos levantar o assunto para que o mesmo tenha maior visibilidade e sirva de incentivo a discussão nos meios competentes”, disse.


Foto: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=701


Nenhum comentário:

Postar um comentário