segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Secretaria de Portos vai custear estudo para implementação do Terminal Turistico de Passageiros


05/09/2011 13:06:32

Projeto foi apresentado ao Ministro Leonidas Cristino, pelo Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, durante audiência em Brasília.

O presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Ricardo Maia, informou que a Secretaria Especial de Portos irá custear o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a implementação do terminal Turístico de Passageiros no Porto de Porto Alegre. A notícia foi dada na manhã de sexta-feira (2), durante a reunião com os conselheiros e diretoria executiva da Superintendência de Portos e Hidrovias. O estudo está orçado em cerca de R$ 40 mil.

Maia explicou que a SEP-PR irá contratar a empresa de consultoria ou instituição acadêmica para a elaboração do Estudo que precede a possível inclusão do terminal internacional de passageiros. "Este estudo deverá ser contratado ainda no mês de setembro e deverá contemplar ainda o balizamento noturno da hidrovia de acesso ao Porto da Capital gaúcha. Este é um projeto que deverá ser incluído no PAC da Copa, beneficiando não apenas atividade turística, mas especialmente a navegação mercante, que poderá se valer da hidrovia PoA/Rio Grande também durante a noite", frisou. O estudo está orçado em cerca de R$ 40 mil.

O presidente do CAP destacou que com o terminal turístico será possível suprir a necessidade hoteleira durante a Copa do Mundo e posterior ao evento, atendendo linhas permanentes de turismo. "É um benefício para o Porto e a cidade a ser usufruído também após o campeonato mundial, pois ligará Porto Alegre ao Conesul, nesta linha turística, atraindo embarcações de cruzeiros", disse. Além disso, a hidrovia será beneficiada com a sinalização noturna, o que ampliará seu uso de 12 para 24 horas, encurtando as distâncias e o tempo entre Porto Alegre e Rio Grande.

O Superintendente Vanderlan Vasconselos, que acompanhou a reunião do Conselho de Autoridade Portuária, comemorou a notícia. "Com o estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental custeados pela SEP, a SPH não terá que arcar com esta despesa e se insere em um projeto que trará reflexos para toda a cadeia econômica não apenas da capital, mas do Estado", acredita. "Ganhamos no setor turístico, mas especialmente na navegação de longo curso que é, hoje, a responsável por um terço da economia Gaúcha", afirmou.

Foto: Cristiane Franco

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=700

Nenhum comentário:

Postar um comentário