sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MODELOS DE PRODUÇÃO

Oi Companheiros,
É nesta segunda-feira(19), às 9hs30min, que a Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Presidida pelo Dep. Est. Heitor Schuch, busca alternativas para o cultivo de Cana no RS.

Vamos participar.

Um abraço e uma instigante tarde de sexta-feira

Vanderlãn Vasconsèllos
Coordenadoria Regional do PSB

II Seminário de álcool e etanol discute modelos de produção para o RS
Sex, 16 de Outubro de 2009 10:17
Lisiana Santos

A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável promove na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, o II Seminário de Cana-de-açúcar, Álcool e Etanol, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, a partir das 9h.O deputado Heitor Schuch (PSB), presidente da comissão, destaca que o foco principal será a discussão em torno dos modelos de produção para o cultivo da cana no Rio Grande do Sul, com vista à obtenção de etanol.
Na primeira edição do seminário, em 2007, o foco era a necessidade do zoneamento agroclimático para a cultura no Estado. “Agora, com a publicação desse estudo precisamos definir a organização dessa nova cadeia produtiva e as políticas de crédito e fomento para tanto”, destaca o parlamentar. Também estará em discussão o Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-açúcar, lançado em setembro pelo governo federal, que excluiu 75 municípios gaúchos das linhas especiais do BNDES para a industrialização do produto. A expectativa é reunir um público superior a 500 pessoas, entre técnicos, pesquisadores, produtores, prefeitos, vereadores, secretários municipais de Agricultura e lideranças do setor. Também estarão presentes representantes dos governos estadual e federal, Petrobras e Braskem. “Vivemos um momento favorável aos combustíveis alternativos, tanto para o consumo interno quanto para as exportações, e a cana pode ser uma potente alternativa para a diversificação da matriz produtiva do Estado, especialmente na agricultura familiar", afirma Schuch.O parlamentar lembra que 98% do álcool consumido no RS é importado, apenas 2% é produzido no solo gaúcho. “São valiosas divisas e milhares de empregos que estamos transferindo para outros Estados”.
Programação

8h–Credenciamento
9h - Abertura
10h – Painel Políticas públicas de apoio à produção de cana e etanol no RS: pesquisa, financiamento e legislação
Coordenação:
Presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Dep. Heitor Schuch
Painelistas:
Sedai/Governo do Estado, MDA/Mapa /Casa Civil/ Caixa RS, BNDES, Embrapa, Emater e Fepagro


14h – Painel O mercado do álcool no RS, dependência ou autosuficiência?
Coordenação: Jornalista Lizemara Prates
Painelistas: Braskem / Petrobras Biocombustíveis
15h – Modelos de produção e produção de modelos para o RS
Coordenação: José Antônio Valle Antunes Junior, Alsol
Painelistas: Coopercana, Norobios, Cooperger, Grandespe, Fetag/RS e Fetraf Sul
18- Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário