quarta-feira, 6 de maio de 2015

UMA REFLEXÃO SOBRE DADOS OFICIAIS E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA


“Porto de São Pedro” descarrega soja em Rio Grande.

A barcaça “Porto de São Pedro”, bem como a “BRANAVE VI”, ambas as embarcações de propriedade da Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUl, atracaram ás 19:35 da noite de segunda-feira (13/ABR) no Terminal Marítimo Luiz Fogliatto. Que fica na área do Super porto de Rio Grande e possui capacidade de carregar os grandes navios graneleiros que ali operam.

Desta operação só foi informado a carga e o volume transportados pela barcaça “Porto de São Pedro”. Cujo produto é soja triturada e o volume corresponde a 2.500 toneladas. No tocante a “BRANAVE VI” nada foi informado. No entanto é possível de se dizer que o produto também seja soja triturada e o volume esteja entre 1.500 e 1.700 toneladas. Isto levando-se em conta o que normalmente a embarcação transporta. Faço esta observação com base na experiência de já ter relatado muitas viagens destas embarcações, sempre com o mesmo produto. No entanto aproveito a oportunidade para chamar a atenção com relação a forma nada profissional como estas informações são disponibilizadas pelo Porto de Rio Grande. No momento em que nem tudo é divulgado fica muito difícil realizar, de forma séria e com exatidão, qualquer estudo sobre o assunto. Concomitantemente se abre espaço para se apresentar números que talvez não sejam os verdadeiros. Digo isto com a preocupação de que no futuro aquilo que se apresentava como uma maravilha possa não ser verdadeiro. O Estado nos dias de hoje já tem isto bem claro. Os números do desempenho econômicos do governo anterior não existem. Eles eram fictícios e inviabilizam o pleno funcionamento da estrutura pública atual. O governo não possui dinheiro para pagar as suas contas.

Diante desta realidade. Quando se vê que um porto importante como o de Rio Grande não disponibiliza todo o seu movimento, de forma clara. E isto é coisa que já acontecia anteriormente. Nós podemos estar mascarando uma realidade que não é a exata deste porto. E isto é extremamente ruim para o estado. Pois como administrador da coisa pública o seu dever é ser transparente, eficiente, competente e justo. Pois o prejuízo, quando ocorre é de toda a sociedade. No entanto a responsabilidade esta sempre será do gestor público.

Pensem nisso, pois isto também é um assunto que te diz respeito.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário