segunda-feira, 4 de maio de 2015

Barcaça-tanque “Eco Energia I” retorna após descarregar em Rio Grande.

A barcaça-tanque “Eco Energia I” retornou do porto de Rio Grande, no meio da manhã de sexta-feira (10/ABR). Sua chegada a Porto Alegre ocorreu por volta das 10 horas e proporcionou uma bela imagem. Quando ela se cruzou com o navio-tanque “Gas Cathar”, que partia após ter descarregado em Canoas. Este tipo de imagem é difícil de ver, pois normalmente ocorre em pontos mais distantes da margem do Guaíba.

O cruzamento ocorreu dentro do Canal do Cristal. E para realizá-lo com segurança ambas as embarcações tiveram de reduzir as suas velocidades. Já que o canal, com seus 80 metros de largura, é relativamente estreito para a manobra. Outro ponto importante para determinar a redução da velocidade é a necessidade de se reduzir a força que o deslocamento da água (marola) produz nas embarcações, principalmente na mais leve. E que acaba por empurrá-la para fora do canal de navegação. Fato que poderia causar transtornos ou até um encalhe se a embarcação sair do canal.

Fica assim feito mais este registro da riqueza de nossa navegação interior. Cujo papel para o fortalecimento de nossa economia é muito importante, embora tão pouco conhecido do grande público.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário