A empresa Tranship, com sede na cidade do Rio de Janeiro, realizou na segunda-feira (27/OUT) o carregamento de dois transformadores no porto de Porto Alegre.Para tanto ela se valeu do rebocador “TS Assanhado” e da balsa “TS 6” que haviam chegado no sábado a porto Alegre e se encontravam atracados junto ao cais Navegantes. A manobra se iniciou com o posicionamento da balsa no sentido perpendicular ao cais. Na sequencia a mesma foi amarrada aos cabeços do cais, visando sua fixação. E com o apoio do rebocador “TS Assanhado” evitou-se que a correnteza forçasse o deslocamento da balsa. Feito isto a mesma foi nivelada ao cais, em operação que se valeu do enchimento dos tanques de lastro até. Uma prancha de aço foi colocada para fazer a união entre o piso da balsa e o cais. E com isto se possibilitou a entrada do veículo de carga com o primeiro transformador.
.jpg)
A fase seguinte consistiu em elevar o transformador para permitir a saída da carreta. E a acomodação do transformador sobre blocos de madeira. Para só então prender o conjunto por meio de correntes ao convés do navio. Evitando que a carga se movimente durante o seu transporte. O segundo transformador seguiu todas as fases acima descritas. Possibilitando a conclusão desta etapa da operação de carregamento.
Feito isto, a balsa “TS 6” foi posicionada novamente no sentido paralelo ao cais. Recebendo o rebocador “TS Assanhado” ao seu lado, para iniciar o ajuste dos cabos de reboque. Que tem, necessariamente, de serem vistoriados pela Marinha do Brasil antes da sua partida.
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário