domingo, 28 de dezembro de 2014

A segurança em primeiro lugar.

Quando se fala em navegação, a segurança é um assunto sério. E ela é sempre posta em primeiro lugar pelos profissionais do setor. Foi pensando nisso que o cruzamento dos navios “Pantanal” e “Gas Nirvana” teve de ocorrer em uma área de canal natural na manhã da quarta-feira (17/DEZ).

A princípio a partida do navio mercante “Pantanal” deveria ocorrer às 08 horas da manhã. No entanto a mesma foi protelada para permitir que o navio se cruzasse em um ponto mais seguro com o navio-tanque “Gas Nirvana”. Que estava chegando com um carregamento de gás liquefeito de petróleo – GLP. O local escolhido pelos práticos de ambos os navios foi a área entre o canal do cristal e o canal das Pedras Brancas. Onde antigamente existiu o Estaleiro Só. E aonde existe largura e profundidade seguras para a navegação.

Desta forma o “Pantanal” protelou a sua partida, navegou em marcha um pouco mais lenta. E deu condições do “Gas Nirvana” chegar ao ponto de cruzamento planejado. Evitando que a manobra tivesse de ocorrer nos estreitos canais artificiais existentes. Cuja largura é de 80 metros. E o balizamento nem sempre demarca a posição correta de seus limites seguros. O que expõe as embarcações ao risco. Sem falar das vidas de seus tripulantes e do meio ambiente.

Como dissemos inicialmente. A segurança é uma constante para os profissionais do ramo da navegação. E é desta forma que eles superam os limites de nossa hidrovia. Com a responsabilidade de quem é profissional e esta comprometido com o bem-estar econômico e social de nosso estado.

Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário