quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

PARA PENSAR E REFLETIR – “Trevo Leste” chega com carga de trigo.

A barcaça graneleira “Trevo Leste” chegou ao porto de Porto Alegre na terça-feira (09/DEZ) com um carregamento de trigo argentino. O produto que totaliza 3.700 toneladas teve como destino o cais Navegantes. E veio para o Brasil abordo do navio “Mallika Naree”. Que já esteve operando em Porto Alegre. Mas que por uma decisão questionável não foi trazido para cá nesta viagem. Pois se assim o fosse teria de descarregar na parte pública do porto. Diferentemente de quando a carga vem por barcaças. Onde a atracação pode ocorrer em outros terminais.

Segundo alguns trabalhadores do Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, isto reflete uma forma de desvalorização do porto e dos trabalhadores avulsos.  Numa tentativa de enfraquecer a categoria. Já que os trabalhadores dos terminais privados recebem salário fixo. Ao contrário dos trabalhadores vinculados ao OGMO. Cujo vencimento esta vinculado ao volume de carga movimentada. Sendo, portanto muito bom em alguns meses, mas irrisório em outros. Conforme varia o número de navios que aqui aportam.

Na verdade há muito mais coisas acontecendo no porto de Porto Alegre do que se pode falar neste momento. Mas para quem possui um olhar atento é possível de ser percebido.

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário