domingo, 7 de dezembro de 2014

“João Mallmann”, o novo barco da Navegação Aliança.

A barcaça graneleira “João Mallmann” recentemente lançada a água, chegou a Porto Alegre. De propriedade da Navegação Aliança ela é o fruto do investimento de 22 milhões de reais da empresa na sua construção. E visa atender a nova demanda por carga. Que vai começar a existir com o término da ampliação da fábrica de celulose de Guaíba. De propriedade da empresa chilena CMPC Celulose Rio-grandense. Em uma operação que prevê o recebimento de madeira transportado por barcaças, bem como o envio da celulose também por barcaça. Fato que já ocorre e tem sido muito noticiado aqui.


Com 101 metros de comprimento e 15,5 metros de largura. Sua capacidade de transporte é de 4.700 toneladas. O lançamento oficial ocorreu na quinta-feira (18/SET). Quando ela foi lançada na água pela primeira vez. No entanto o seu batismo ainda não ocorreu. Inicialmente a ideia seria a de realizar o evento no cais Mauá.  Amplo da cerimônia que ocorreu com o lançamento da barcaça graneleira “Guapuruvu”. Mas a empresa Porto Cais Mauá, vencedora do processo de licitação não aceitou a proposta.

Atualmente o “João Mallmann” se encontra em fase de testes e avaliação. Que correm por conta da aceitação da embarcação por parte da Navegação Aliança. No qual seus funcionários estão checando o bom funcionamento de todos os seus sistemas. Em um trabalho de parceria com o estaleiro Intecnial, que a construiu no município de Triunfo.

Por outro lado e concomitantemente. Uma equipe de técnicos da Marinha do Brasil esta vistoriando a embarcação. Co o objetivo de testar suas características marinheira e liberá-la para a utilização comercial por parte da Navegação Aliança.

Na fotografias aqui apresentadas é possível de se ver dois momentos desta fase. Num a barcaça aparece atracado junto ao cais Navegantes, do porto de Porto Alegre e no segundo ela esta navegando. Fazendo o seu teste de mar. Fato que ocorreu do início da manhã de terça-feira (28/OUT) até o turno da tarde.

Fotos: Carlos Oliveira

Um comentário: