quinta-feira, 28 de agosto de 2014

UMA HISTÓRIA PARA REFLETIR

Navio mercante “Mount Hikurangi” atraca em Porto Alegre.


O navio mercante de bandeira chinesa “Mount Hikurangi” atracou às 10:40 da manhã de forte nebulosidade e céu encoberto de quinta-feira (17/JUL). Registrado no porto de Hong Kong, o navio ostenta concomitantemente as bandeiras deste território e da República Popular da China. Com 175,53 metros de comprimento e largura máxima de 29,40 metros, o “Mount Hikurangi” trouxe em seus porões um carregamento estimado em 7.000 toneladas de fosfato monoamônico – MAP e 3.000 toneladas de fosfato diamônico – DAP. Ambos os produtos são matéria prima básica para a produção de fertilizantes. A origem deste produto é os Estados unidos. Sendo que ele foi embarcado pelo porto de Tampa. E antes de chegar a Porto Alegre o navio realizou uma escala no porto de rio grande. Ocasião em que descarregou 14.015,38 toneladas de DAP e 4.998,43 toneladas de MAP.

Lendo tudo o que foi escrito acima devemos parar para pensar um pouco sobre como esta história se apresenta para nós. E o que ela quer nos dizer.  Vejam que um porto é o lugar de encontros. Aonde um navio de bandeira chinesa, transportando uma carga de origem norte-americana. Atraca para descarregar matéria prima para a fabricação de fertilizantes. Que vão ser empregados no campo. Para produção prioritariamente de soja. Que é exportada, em sua grande maioria para o mercado chinês. E que com isto vai gerar renda para o agricultor. Que paga o salário de seus funcionários. Que compram produtos e serviços em suas cidades. E com isto giram a nossa economia, distribuindo parte da riqueza aqui e nos demais estados do Brasil. Já que nós consumimos muitos produtos vindos de outros estados.

Quando nos olhamos esta história, desta maneira, as coisas se interligam com mais facilidade. E assim nós podemos entender e compreender melhor o peso e o papel de cada componente da mesma. O que eu quero dizer e chamar a atenção do leitor. É que muitas vezes nós não percebemos as relações de uma maneira clara. Por este motivo nós não sabemos valorizar algumas coisas que são muito importantes para nós. E a navegação é uma destas coisas que nós devemos valorizar. Por este motivo eu peço, se você gostou do que eu escrevi aqui. Que comente sobre este texto com outras pessoas. Pois desta forma estamos difundindo não só conhecimento, como ampliando nossos horizontes. E quando isto ocorre todos nós ganhamos. Pois povo com conhecimento sabe julgar e avaliar melhor as coisas que ele vê e que lhe dizem. Pensa por sua própria conta. E forma sua própria opinião. Pensem nisso e vamos construir juntos um Rio Grande do Sul mais forte e melhor para todos nós.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Nenhum comentário:

Postar um comentário