.jpg)
Os três navios da Marinha do Brasil que estiveram em Porto Alegre, participando da operação de segurança da Copa do Mundo de Futebol e que partiram na manhã de terça-feira (01/JUN) realizaram exercícios na lagoa dos Patos. O objetivo destes exercícios era o de permitir o adestramento da tripulação do Rebocador de Alto-Mar “Tritão”. Que por ter ficado parado em manutenção durante o ano, têm, necessariamente de passar por um estágio de treinamento e avaliação. Neste ponto tanto a Corveta “Imperial Marinheiro” quando o Navio-Balizador “Comandante Varella” se uniram aos exercícios com o intuito de simular situações reais da qual o navio é destinado.
.jpg)
O Navio-Balizador “Comandante Varella” o primeiro que partiu naquele dia fundeou logo após sair do Guaíba e entrar nas águas da Lagoa dos Patos. Na fotografia aonde ele aparece é possível de se ter uma ideia das dimensões que a lagoa apresenta e de como este ambiente é propício para este tipo de treinamento.
.jpg)
Já o Rebocador de Alto-Mar “Tritão”, assim que deixou a área do lago Guaíba. Aonde o treinamento visou adestrar as qualidades da tripulação na navegação em local de canais. Também conhecido com navegação em área restrita. Iniciou um exercício de “homem ao mar”. No qual, com o apoio de um boneco lançado na água, se avalia a rapidez dos tripulantes na localização, aproximação e resgate do suposto naufrago.
A Corveta “Imperial Marinheiro”, a última a partir do cais Mauá, também se dirigiu para o local. Juntando-se a exercícios como o de passagem de carga leve entre outros.
Como podemos ver. A nossa Marinha do Brasil possui um papel importante para a segurança do país. Nos últimos dias fiz questão de mostrá-la para o público leitor. Que em muitos casos só conhece os navios mercante e as barcaças que aqui navegam via as fotografias do blog. E, em se tratando de navios de guerra, esta realidade é ainda mais distante. Esta foi uma oportunidade única e o esforço desenvolvido valeu. Espero que os leitores tenham gostado do material produzido. E principalmente que a mentalidade marítima, o conhecimento sobre o valor e a importância do mar no nosso dia-a-dia, tenha se expandido um pouco mais.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário