Eram 11 horas da manhã de quarta-feira (02/JUL) quando o navio mercante panamenho “Ultra Prosperity” desatracou do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. O forte nevoeiro dava sinais de estar se enfraquecendo, e o navio partiu navegando lentamente. Com seus porões vazios, após ter descarregado 10.000 toneladas de cloreto de potássio, a manobra executada exigia muita atenção de todos os tripulantes. Já que com 199,98 metros de comprimento e 32,26 metros de largura. Navegar em condições tão adversas é sempre perigoso. Principalmente numa área onde os canais artificiais são extremamente estreitos, com 80 metros de largura. E aonde há inúmeras embarcações de pequeno porte transitando. Como é o caso das canoas dos pescadores da colônia da Ilha da Pintada. E se por um lado os navios possuem equipamentos que lhe garantem uma navegação com maior segurança. Do outro lado somente a sorte pode auxiliar aos pescadores. E é considerando este tipo de situação. Onde os extremos se encontram, é que nós devemos pensar a nossa navegação. Em termos de segurança, isto é uma responsabilidade do setor público. E quando se planeja uma hidrovia. Ela tem de atender a todas as embarcações que por ela navegam. Desde os menores e com menos ou nenhum aparato tecnológico. Até as maiores, aonde há o que existe de mais sofisticado em termos de equipamentos de navegação. Mas que mesmo assim correm risco diante de canais tão estreitos como os nossos.É por este motivo que eu sempre fico com receio quando escuto ou leio um posicionamento oficial de nosso governo. Dando a nossa hidrovia como algo seguro. A segurança é relativa. Ela sempre esta sujeita a ser superada pela dinâmica da realidade da navegação. E nós não podemos parar no tempo e pensar de que o que era bom a 30 anos atrás ainda o é. Os nossos canais foram projetados a mais de 90 anos. E esta na hora do Estado rever seus conceitos. Pois do contrário estaremos andando para trás, ao invés de rumar para um futuro melhor e mais seguro.
Pensem nisso e cobrem de nossos governantes uma política séria e comprometida com o nosso futuro econômico.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário