domingo, 31 de agosto de 2014

PARTIR VAZIO UMA REALIDADE DE NOSSO PORTO.

Era 13 horas de domingo (20/JUL) quando o navio mercante “African Starling” desatracou do cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. Assim como todos os demais navios mercantes do tipo graneleiros que aqui tem atracado; e com os que estão por vir. Ao partir, ele o faz com seus porões totalmente vazios.


Diante deste fato marcante. É de se questionar para que serve o porto de Porto Alegre. Já que como porto ele só recebe carga. Pouquíssimas cargas são embarcadas por ele. E me arrisco a dizer que ao final de um ano o total de operações deste tipo não totalizam 05 (cinco) ocasiões.

Esta situação é, na verdade uma verdadeira anomalia em se tratando de Porto Alegre. Já que no seu passado o porto era muito ativo. Recebendo e enviando todo o tipo de carga que se possa imaginar. Movimentando mais de um milhão de toneladas por ano, somente em cabotagem. Que é a navegação entre portos brasileiros. Estes dados existem. Eles são históricos e revelam o quanto nosso porto decresceu em termos de atividade ao longo dos últimos anos. Recuperar esta realidade é importantíssimo para que nós tenhamos uma economia melhor. Recuperar este brilho e esta força vai, sem nenhuma sombra de dúvidas, impulsionar a nossa economia. E é por isto que eu luto. Pois eu sei, eu conheço este potencial. E eu não vejo futuro no nosso Estado, sem a recuperação da sua estrutura hidroviária e portuária. Ela é o instrumento de infraestrutura logística que pode alavancar nossa economia. Tornando-nos mais competitivos. Gerando mais empregos. E auxiliando na geração de riquezas e na distribuição de renda.

Pensem nisso e me ajudem a fazer do nosso Estado um Rio Grande melhor.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário