domingo, 5 de janeiro de 2014

O papel da navegação no brilho da festa de fim de ano.

Ao longo de todo o ano de 2013 abordei o papel da navegação e sua importância para a população. Tentei valorizá-la e mostrar o quanto a navegação interage na nossa vida. Sem que para tanto nós a percebamos. Pois assim como nos demais dias do ano. Não haveria de ser diferente no último dia do ano de 2013. Quando a população das cidades de Porto Alegre e Guaíba tiveram festas com queima de fogos de artifício.



No caso de Porto Alegre, as embarcações utilizadas vieram das ilhas que compõem o delta do rio Jacuí. Um espaço rico de pequenos empreendedores. Que vivem da navegação e são totalmente desconhecidos. Na manhã de terça-feira (31/DEZ) eles levaram suas balsas para a sede do clube náutico Jangadeiros, localizado na zona Sul de Porto Alegre. Lá as embarcações receberam os fogos de artifícios que seriam queimados nas festas de fim de ano de Porto Alegre e de Guaíba. Na sequencia as embarcações foram vistoriadas pela Marinha do Brasil, antes de receberem a liberação para partir e fundear no local determinado para elas ficarem. A Marinha do Brasil também fiscalizou o transito de embarcações próximos as balsas, no intuito de não permitir e restringir a aproximação junto as mesmas. E garantindo, desta forma, a segurança das pessoas na água e em terra.

Para quem estava em terra, a beleza dos fogos de artifícios encheu os olhos e a alma de alegria e felicidade. Já para nós que sabemos e valorizamos a navegação em suas mais diversas formas. Ficou a certeza de que mais uma vez ela se fez presente na vida da população, sem que ela percebesse o fato. É por este motivo, que mais uma vez, eu faço a devida referência ao fato. Marcando posição para que o fato não passe despercebido.

Obrigado!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário