domingo, 19 de janeiro de 2014

Navio-tanque “Zeugman” parte carregado de Triunfo.

O navio-tanque “Zeugman” partiu do terminal Santa Clara, de propriedade do Polo Petroquímico de Triunfo, no início da tarde de terça-feira (17/JAN) rumo a Rio Grande. Em seus tanques ele estava transportando 3.000 toneladas de benzeno. Que deverá ser descarregado e armazenado no terminal petroleiro operado pela empresa Braskem neste porto. Para posterior reembarque em outro navio.

Aqui é importante fazermos uma reflexão entre o que ocorre no Polo Petroquímico de Triunfo e o Porto Organizado de Porto Alegre.

No primeiro caso, vemos um terminal pronto para realizar operações de carga e descarga. E que por isto acaba movimentando muito mais com muito menos navios.

Já no segundo caso, as operações são predominantemente de descarga. E em raríssimas casos ocorre o embarque de algum produto. Fazendo com que os navios, ao partirem, nada levam em seus porões. Reduzindo em muito o potencial do porto. Deixando de gerar receitas, empregos e o desenvolvimento de nosso estado. E não aproveitando, todo o esforço que os nossos primeiros líderes políticos tiveram, para nos dar este importante mecanismo logístico, chamado PORTO; para o povo do Rio Grande do Sul.

É por este motivo, que devemos divulgar toda a atividade vinculada a navegação. E, em contrapartida, cobrar mais atenção para o setor. Pois somente assim, teremos alguma chance de vermos e promover mudanças positivas para o setor portuário e da navegação de nosso Estado. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário