quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

“Eco Energia I” transporta petróleo para a Petrobras.

A barcaça-tanque “Eco Energia I” chegou a região metropolitana de Porto Alegre por volta das 10 horas da manhã de quarta-feira (18/DEZ). Vinda de Rio Grande, onde foi ser carregada no píer petroleiro operado pela Petrobras. Ela trouxe em seus tanques um carregamento de petróleo, cujo destino final será a Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP. Embora esta refinaria receba petróleo pelo terminal existente no município de Tramandaí. Não raras vezes o porto de Rio Grande também é utilizado como local de descarga deste produto. Já que lá também existe a antiga refinaria de petróleo Ypiranga.

 Este fato também sinaliza a opção alternativa de fornecimento de petróleo para o nosso estado. Numa eventual necessidade ou impossibilidade da monoboia de Tramandaí não funcionar. Um exemplo de situação crítica ocorreu a pouco tempo. Quando devido ao mar agitado as operações de descarga não puderam ocorrer. Comprometendo o abastecimento de gasolina em algumas partes de nosso estado. Fato que obrigou a nossa estatal a se valer da rede ferroviária como meio de atender a demanda reprimida. E que também fez com que alguns distribuidores de combustível tivessem de recorrer ao transporte rodoviário. Elevando os custos dos combustíveis aos consumidores.

Isto tudo serve para nos dar um sinal de quanto a navegação é importante para todos nós. Mesmos que nós não vejamos uma ligação direta entre ela e o nosso dia-a-dia. Sem navegação o Brasil para. E fortalecê-la é o melhor caminho para garantirmos um futuro melhor. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário