segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Após descarregar “Gas Cathar” parte de Canoas.

A missão do navio-tanque “Gas Cathar” de trazer um carregamento de gás liquefeito de petróleo – GLP foi concluída, com sucesso, na madrugada de quinta-feira (23/JAN). Tanto é que o navio, já estava pronto para partir no início da tarde deste mesmo dia.



Nas fotografias aqui vinculadas, é possível de ver o momento em que ele partiu, às 13 horas da tarde. Passando inicialmente pelo cais Navegantes, onde se encontrava atracado o rebocador “Poderoso” e a balsa “TS 5” carregados com 08 (oito) transformadores. E na sequencia pelo cais Mauá, onde é possível de se ver o navio com mais detalhes.

O “Gas Cathar” é um navio tanque construído no ano de 2001, pelo estaleiro Watanabe Shipbuilding Co. Ltd. Tendo sido entregue em 10 de agosto de 2001. Pertence a empresa Jungle Investment S/A e é operado pela empresa grega Stealth Maritime Corporation S/A. Mede 119 metros de comprimento e possui largura máxima de 18,80 metros. Esta equipado com um motor de 06 cilindros, modelo 6S 35MC fabricado pela Hitachi Zosen-Man B&W. Com potência de 3.780 KW a 164 RPM.

Para o transporte de GLP o navio esta equipado com 02 (dois) tanques especiais feitos em aço carbono. Que operam com pressão de até 17,65 bar e temperatura variando de 0°C até 45°C. Sendo que o tanque No. 1 comporta 3.758,531 m³ de gás, e o No. 2 comporta exatamente 3.758,644 m³, uma diferença mínima mas que o diferenciam.

A vinda deste tipo de navio ao nosso estado demonstra e nos revela muitas coisas simultaneamente. E que devem ser por nós pensados, pois dela depende o nosso bem-estar.

A primeira coisa é o esforço que o governo federal, via Petrobras, desenvolvem para manter o abastecimento de GLP constante.

A segunda é a carência de navios nacionais dedicados a este tipo de transporte com bandeira brasileira. Fato que nos obriga a locar navios estrangeiros. Que são pagos em dólar e que não empregam tripulantes brasileiros. Criando uma vulnerabilidade no abastecimento de um produto essencial.

Mudar esta situação é trabalhar para garantir um Brasil melhor e mais independente. Gerando não só empregos, mas garantindo nossa soberania de forma racional e inteligente. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário