quarta-feira, 9 de novembro de 2011

São Sebastião do Caí quer reativar navegação no Rio Caí


08/11/2011 18:08:20

O uso do Rio Caí para navegação Turística, de carga e até de passageiros passou a ser um dos projetos defendidos pela administração municipal de São Sebastião do Caí. A ideia foi apresentada ao Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 8, pelo gerente de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Luis Augusto Flores.

A meta, segundo o representante da Prefeitura, é retomar o Rio Caí como um dos meios de desenvolvimento da região do Caí. "Nossa história mostra que o rio foi o grande responsável pelo desenvolvimento da nossa região e também da serra. Pois foi ali que os imigrantes desembarcaram e buscaram na serra o seu suporte econômico", disse Flores. "Agora, nosso objetivo é trazer de volta, através do transporte de passageiros, de cargas e também do turismo, a navegação como fonte de emprego e renda."

O Superintendente, Vanderlan Vasconselos colocou a SPH a disposição do município e das lideranças, para subsidiar, com informações técnicas sobre o Rio Caí e suas condições de navegação. "Há uma vontade muito grande deste governo em fomentar a navegação e desenvolver este, que é um dos modais mais econômicos para transportes de todo tipo de carga. Já estamos tendo a experiência positiva com a travessia entre Porto Alegre e Guaíba. Esses projetos precisam ser desenvolvidos em outras regiões", avalia.

Vanderlan disse ainda que a SPH é parceira para o desenvolvimento de projetos que retomem a navegação no Estado. "A cada embarcação que colocamos na hidrovia, são caminhões que saem das estradas e uma grande economia que se conquista em vários aspectos, especialmente no que diz respeito a segurança", disse. "No que depender de nosso trabalho, vamos fazer o possível para que a região do Vale do Caí consiga colocar em prática este projeto."

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=762

Nenhum comentário:

Postar um comentário