quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Navio "Aeolos" chega com 12 mil toneladas de uréia

01/11/2011 18:29:10

Na manhã desta terça-feira (01) o navio mercante "Aeolos" atracou no porto organizado de Porto Alegre, com carga de 12 mil toneladas de uréia, embarcadas no porto de Chittagong, em Bangladesh. O "Aeolos" é um navio graneleiro, registrado em Malta, que possui 185,74 metros de comprimento e 30,40 metros de largura. Como sua carga é importada, a mesma será descarregada na área alfandegada do Porto Organizado de Porto Alegre. Mantendo assim o rigor exigido pela Receita Federal no controle de entrada e saída de produtos por esta área ser primária. Além do mais, a existência do ISPS-Code serve como garantia nos padrões de segurança, tanto do navio quanto do porto. Possibilitando ao nosso porto o recebimento de navios oriundos de países estrangeiros, e que os navios que aqui atraquem possam também atracar em outros portos no exterior. Estas medidas foram adotadas após o 11 de setembro, sendo aceita por todos os países vinculados a Organização Marítima Internacional - IMO.

Com relação a carga do "Aeolos", a mesma se destina a duas empresas do setor de fertilizantes, cujas unidades se encontram instaladas na região metropolitana. A utilização da hidrovia é de fundamental importância, tendo em vista o baixo custo deste meio de transporte. E ao fato do produto ser matéria-prima básica para a cadeia produtiva. O transporte do mesmo por via rodoviária acarretaria num encarecimento muito grande deste insumo. Repercutindo de forma negativa na competitividade de nossa produção agrícola.

Segundo salientou o diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, embora a importância da hidrovia seja uma realidade do conhecimento de muitos. É preciso difundí-la ainda mais. A ponto da mesma se tornar uma reivindicação popular. Gerando políticas públicas que fortaleçam tanto o setor de navegação, quanto o portuário. Pois transporte é tão importante quanto saúde e educação. E utilizá-lo de forma racional é a chave para o crescimento econômico e social de nosso Estado.

Fotos: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=756

Nenhum comentário:

Postar um comentário