segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Hidrovia do Mercosul é tema de reunião na SPH

10/11/2011 15:16:30

O Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos recebeu a visita do capitão Juan José Mazzeo, vice presidente executivo da empresa Timorsur - Compañia Fluvial y Lacustre Oriental, empresa uruguaia que tem interesse na exploração da hidrovia. Com ele, o empresário carioca, André Luiz Corbacho Vianna.

Entre os assuntos tratados foi abordado a necessidade de estabelecer o perfil de embarcação própria para a região que é influenciada muito mais pela lagoa Mirim e dos Patos e lago Guaíba, do que pelos cursos de rio. O novo tipo de embarcação exige um conceito diferenciado e próprio que lhe dê vantagem sobre as embarcações atualmente utilizadas em navegação interior.

Também foi salientado o fato do transporte hidroviário ser sempre mais barato do que o rodoviário, independente do volume de carga e do tamanho da embarcação. “E isto exige que tenhamos embarcações de tamanhos e capacidades distintas. Fornecendo ao transporte hidroviário agilidade para atender demandas distintas”, avaliou o superintendente.

Ao final da reunião, ficou acertado que o contato será mantido a fim de garantir uma constante troca de idéias, e busca de soluções. Com isto será possível acelerar o processo de ativação da hidrovia. Cujo beneficiário final será a população e a economia de ambos os países. Ficou agendado uma nova reunião com participação da AGDI. A próxima reunião entre a SPH, AGDI e os empresários uruguaios acontece no dia 16 de novembro, às 17 horas.

Foto: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=767

Nenhum comentário:

Postar um comentário