quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Guarda portuário de Porto Alegre participa de curso de especialização


03/11/2011 17:54:33

O coordenador da Guarda Portuária, do Porto de Porto Alegre, Sandro Xavier, foi o primeiro colocado edição nacional do Curso Especial de Supervisor de Segurança Portuária CESSP, realizado pelo Conselho Nacional de Portos (CONPORTOS). O curso capacita profissionais na área de segurança para atuar nas instalações de portos e terminais, com treinamento específico, com base em técnicas internacionais, que permite a identificar, impedir ou diminuir ameaças à segurança nestes espaços. Em sua 12ª edição, o curso contou com 148 participantes, sendo que destes, 136 conquistaram a formação.
O superintendente de Portos e Hidrovias do RS, Vanderlan Vasconselos valorizou a classificação obtida pelo representante da SPH no curso. “Para nós é um grande privilégio ter na equipe um funcionário tão qualificado, ao ponto de se destacar nacionalmente no seu trabalho. Não me refiro apenas a pontuação obtida em avaliações, mas no esforço de fazer o melhor pensando na instituição”, observou.
O coordenador da Guarda Portuária em Porto Alegre, destacou a importância da qualificação para o desenvolvimento do trabalho junto ao Porto. “O supervisor de segurança portuária é responsável pelo desenvolvimento, implementação, revisão e manutenção do plano de segurança das instalações portuárias. Estar capacitado e bem informado sobre as ações e reações que devemos ter é a nossa obrigação”, avaliou Sandro Xavier.

O CURSO
Segundo o presidente em exercício da CONPORTOS, Alexandre Arantes de Menezes, o curso atende a uma das exigências da Organização Marítima Internacional (IMO), da qual o Brasil é Estado-parte, para prevenir atos terroristas e outros ilícitos nos portos e imediações. "O supervisor é peça-chave para a implementação das normas internacionais e brasileiras. Ele é também um multiplicador dos conhecimentos de proteção marítima e das diretrizes e normas estabelecidas pela Conportos", explicou.
A metodologia do curso é baseada em aulas expositivas, dialogadas e participativas, com a utilização de exemplos ilustrativos, debates, discussões em grupo, estudos de caso e exercícios. "O método do estudo de caso será utilizado para apresentar e analisar situações reais, vivenciadas pelos alunos, com o intuito de desenvolver a capacidade analítica do treinando e facilitar a compreensão e retenção dos conceitos e proposições expostos", acrescentou Menezes
Para conseguir o diploma, a CONPORTOS exige que o aluno seja aprovado com a média 7,0 e freqüente as aulas integralmente. Não há custos para os inscritos. Cada empresa arca com as despesas de seus funcionários. Cabe à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) o pagamento das despesas referentes aos instrutores, profissionais de experiência comprovada no setor portuário.

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=758

Nenhum comentário:

Postar um comentário