quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Navio Frotargentina sai nesta sexta-feira do Porto da Capital

03/11/2011 11:28:30

Depois de oito meses atracado junto ao Porto de Porto Alegre, o navio mercante "Frotargentina" parte amanhã, no começo da tarde, em direção à India. Quando chegou em Porto Alegre, em 20 de fevereiro, com 9,5 mil toneladas de sal, a embarcação pertencia a empresa Graneis do Brasil. Após vistoria técnica da Marinha do Brasil, foi apontado uma série de correções a serem executadas. A necessidade destas reformas reteve a embarcação. "O porto da Capital tem algumas histórias semelhantes que perduram até hoje, como os navios paraguaios e os três pertencentes à empresa Petrosul - que já foram retirados da área do porto organizado. Nossa preocupação com o Frota, foi justamente agilizar sua retirada, com os proprietários, para que não se tornasse mais um desses casos de abandono de embarcação", frisou o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos.
Na época em que chegou em Proto Alegre, segundo Vanderlan, a primeira medida da diretoria foi retirar a embarcação da área operacional do porto, deslocando para o Cais Mauá, a fim de liberar o Cais Navegantes para as operações de carga e descarga. Paralelo a isso, a empresa proprietária do navio começou o processo de venda da embarcação. "O negócio foi acertado com uma empresa indiana, especializada na compra de navios para desmanche. Após concluída a negociação, chegaram os primeiros tripulantes a fim de preparar a embarcação para sua última viagem, que deve ocorrer hoje, 3, por volta de 12 horas", disse.
De Porto Alegre, o navio mercante rebatizado com o nome de "Frota", e com bandeira de St. Kitts and Navis – uma das ilhas da região caribenha -, segue para o porto de Rio Grande, onde será abastecido e depois segue viagem em direção Índia.

FOTOS: CARLOS OLIVEIRA

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=capa_online

Nenhum comentário:

Postar um comentário