quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Frotargentina sai do Cais Mauá rumo à Índia

04/11/2011 15:48:01

O Cais Mauá está com nova aparência. Na manhã desta sexta-feira, 4, por volta de 8horas começou a manobra de desatracação do navio Frota – antigo Frotargentina. Acompanhado do rebocador Goiânia, o navio que estava parado no Porto de Porto Alegre desde 21 de fevereiro, iniciou as viagem em direção à Índia. Sua primeira parada será no Porto de Rio Grande, para abastecimento e seguir para uma praia próxima à cidade de Goa. A previsão é de 37 dias de navegação.

Para o Superintendente, Vanderlan Vasconselos, a saída do navio do Cais Mauá devolve à cidade a vista limpa que o Cais sempre teve. "Consideramos uma vitória do trabalho desta diretoria da SPH. Nossa preocupação é fazer com que nenhum outro navio permaneça em nossos Cais, como aconteceu no passado", avalia. "Estamos vencendo algumas batalhas. Já tiramos outros três navios que estavam fora de operação e ocupavam uma área nobre de nosso porto. Hoje, estamos com uma força-tarefa montada para a retirada segura dos navios paraguaios. Neste trabalho, o que mais priorizamos é a proteção ao meio ambiente e a limpeza do nosso porto", disse.

O Navio Frota Argentina é uma embarcação de bandeira brasileira, que chegou à Porto Alegre carregando 9,5 mil toneladas de sal. Sua estrutura é de 124 metros de comprimento e 27 de largura. Com o fim da sua vida útil, a embarcação foi vendida para uma empresa Indiana, especializada em desmanche e reaproveitamento de peças de navios.

Foto: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=759

Nenhum comentário:

Postar um comentário