sexta-feira, 27 de março de 2015

Retomada da dragagem de areia no Guaíba esta próximo de ser aprovada.

Segundo foi publicado na edição de 18/MAR/2015, pelo jornal “Correio do Povo” a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA esta em vias de liberar a retomada da dragagem de areia no Guaíba.


Tomei conhecimento do fato no dia 22/JAN quando na qualidade de Deputado Estadual, quando fiz uma visita a sede da SEMA e tive uma audiência com a titular da pasta, secretária Ana Pellini. Dentre os temas por mim abordados, estava a possibilidade de se integrar as necessidades das empresas de mineração as necessidades e aos interesses do próprio estado na dragagem e manutenção dos canais de navegação. Assunto neste sentido já havia sido apresentado ao Sr. Ivo Sartori, governador de nosso estado. E que parte de um princípio básico. Não há porque do Estado pagar para que uma empresa privada retire dos canais de navegação o excesso de areia ali depositados, pelo processo natural de assoreamento. Sendo que esta areia tenha de ser obrigatoriamente redepositada dentro do próprio curso d’água. Transferindo o assoreamento de um local para o outro. Enquanto isto as empresas que extraem e comercializam a areia, não podem fazê-lo em certas áreas visivelmente assoreadas pelo processo natural.

A ideia apresentada é a de se adaptar o processo de dragagem executado por estas empresas de mineração, as necessidades do processo de dragagem de um canal de navegação.  E com isto possibilitar que elas passem a realizar um serviço técnico do interesse do Estado, com custo zero para o Estado. Tendo como pagamento o material por ela extraído, que é a sua fonte de receita natural.

Segundo a própria Ana Pellini pontuou. Quem sempre esteve contra esta forma de pensar foi a própria Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. Realidade que eu conheci por dentro, quando exerci a função de diretor superintendente. E que a meu ver é uma autarquia muito problemática. Que se fosse extinta resolveria muitos dos problemas econômicos que o Estado enfrenta.

Voltando ao tema deste texto. Não sou contra a retomada da extração de areia das águas do Guaíba. Apenas gostaria de marcar posição, de que com relação ao tema há uma alternativa melhor para o Estado. E ela deveria ser estudada e trabalhada de forma a ser implantada em benefício da sociedade como um todo.

Finalizo apresentando duas fotografias feitas ao longo do mês de dezembro de 2014, pelo sempre atento Carlos. Quando foi possível constatar parte do trabalho de batimetria que estava sendo feito pela sociedade mineradora nas águas do Guaíba. Que é a base do levantamento no qual se vai definir a possibilidade ou não de se retomar a dragagem nesta área, e em que volume isto poderá ser feito.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário