quinta-feira, 26 de março de 2015

Por que devemos devolver os portos interiores ao Governo Federal VI

Emilie Bulker parte vazio de Porto Alegre.


O navio mercante “Emilie Bulker” que aqui chegou com um carregamento de fertilizante, partiu vazio no meio da manhã de sábado (14/MAR). Repetindo desta forma a triste rotina dos navios graneleiros que aqui aportam, E que nada levam ao partiu. Pois o nosso porto não esta capacitado para realizar operações de embarque neles. Perdemos assim mais uma oportunidade de valorizar o porto de Porto Alegre. Que no passado foi muito ativo e importante para toda a economia do Rio Grande do sul. E que por falta de investimentos e de visão estratégica, foi abandonado em detrimento do porto de Rio grande. Anulando a sua viabilidade econômica. E encarecendo a nossa produção, seja ela agrícola ou industrial. Que deixou de ser embarcada aqui. E passou a exigir um custo maior de transporte até o porto, antes de ser embarcado definitivamente em um navio.

Este encarecimento do custo é de tal ordem. Que muitas empresas acabaram por optar pelo embarque via portos de Santa Catarina. Cuja distancia é menor se comparada com a do porto de Rio Grande. Por este motivo o Rio Grande do Sul perdeu receita e vagas de trabalho. Que foram criadas nos portos catarinenses.

Vendo por este prisma. Defender a manutenção do porto de Porto Alegre sob a administração estadual em nada vai nos ajudar a mudar esta situação. Pois se o Estado não possui recursos para investir no porto. O mesmo não vai conseguir atrair cargas e navios para movimentar a nossa economia. Por outro lado, devolvendo-o para a União. A realização de um novo processo licitatório, em busca de investidores interessados na sua exploração comercial será algo mais fácil.

O que não podemos é ficarmos nos iludindo de que vamos conseguir mudar a atual situação. Pois sem recursos, política e mentalidade que valorizem o porto em sua atividade fim. Nada vamos conseguir fazer. Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário