terça-feira, 3 de março de 2015

NO MUNDO DAS NUVENS.

Após manter por anos um discurso longe da realidade. Baixar medidas populistas como o de reduzir a conta de energia elétrica e de segurar os preços de combustíveis. Visando única e exclusivamente garantir a simpatia da população e obter o seu voto. O nosso atual governo conquistou o que tanto queria. Uma reeleição e a possibilidade de se manter dirigindo a máquina pública por mais quatro anos.
No entanto a realidade é mais forte. E diante dela, a ilusão não pode ser mantida por muito tempo. Foi assim que o governo teve de elevar o custo da energia elétrica. Reajustar o preço dos combustíveis e começar a cortar vários dos auxílios e benefícios que havia criado nos últimos anos. Pois esta faltando dinheiro em seu caixa para pagá-los. E contra isto não há remédio.
Tradicionalmente quando se aumentava o preço dos combustíveis. A gasolina sempre sofria o aumento mais elevado do que o do óleo Diesel. No entanto, desta vez foi diferente. O velho argumento de que o diesel é parte importante no processo produtivo, não foi levado em conta. E seu impacto na elevação dos custos acelerou o nosso processo inflacionário. Reduziu o ganho dos camioneiros, e acelerou um processo já muito desgastado. Que inclui estradas ruins, pedágios elevados, restrições no tempo de trabalho entre outras reclamações.
A paralisação dos camioneiros autônomos evidenciou mais uma característica de nossos governantes. Eles não sabem tratar com categorias de empregados autônomos. Onde o associado é ao mesmo tempo patrão e funcionário do seu próprio negócio. A tradição de lutas contra as grandes empresas aqui não vale. A lógica é outra. Por este motivo nada foi feito na primeira semana de paralisação. E o que foi realizado logo em seguida, com o uso da força repressora, também é questionável. Pois não vai solucionar o problema, criando mais insatisfação entre os integrantes desta classe de trabalhadores.
O dilema do atual governo esta entre enfrentar a realidade ou continuar sonhando. E ao que tudo indica, a presidente prefere andar de helicóptero a viajar pelas nossas estradas. Ao optar pelo mundo das nuvens, todos os problemas ficam pequenos. Não há pedágios. Não há buracos. Muito menos protestos de camioneiros insatisfeitos com o excesso de corrupção e a falta de melhores condições de trabalho.
Na fotografia aqui vinculada, é possível de se ver o helicóptero oficial do governo brasileiro. Meio pelo qual a presidente Dilma, do Partido dos trabalhadores – PT optou para viajar até Santa Vitória do Palmar. Para participar da cerimônia de inauguração do parque eólico. Evitando a possibilidade de contato com a classe trabalhadora.
Muito Obrigado!
Vanderlan Vasconselos
Foto: Carlos Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário