sábado, 28 de março de 2015

Por que devemos devolver os portos interiores ao Governo Federal VII

 Navio mercante “Sileb” parte vazio de Porto Alegre.

Após ter descarregado toda a sua carga de ureia, o navio mercante liberiano “Sileb” partiu vazio do cais navegantes do porto de Porto Alegre. Este fato ocorreu às 10:20 da manhã de sexta-feira (20/MAR). Seu destino era o porto argentino de Recalada. E o fato do navio ter partido vazio, foi mais uma vez muito lamentado entre os trabalhadores avulsos do nosso porto. Que sabem da precariedade da infraestrutura existente. Na qual até para se descarregar um navio graneleiro como este há de se contar com a existência de guindastes no navio para poder fazer a operação.

Na verdade temos de lembrar que no ano de 2011 os três guindastes do porto foram interditados, pela fiscalização do Ministério do Trabalho. Sem condições seguras de operar, o principal problema deles era a falta de cultura de controle da manutenção dos mesmos. Desta forma eles operavam sem nenhum planejamento de manutenção. E quando aparecia algum problema se resolvia como podia.

Constatado este problema, foi designado ao engenheiro mecânico do porto que o mesmo assumisse a responsabilidade desta função. Fato que com muito custo foi aceito pelo mesmo. Já que seus planos eram de atuar em outra área dentro da estrutura da autarquia. O que se fez foi licitar uma revisão e manutenção geral de um dos guindastes. Fato que acabou sendo licitado naquele mesmo ano. Para ser executado no ano seguinte. De lá para cá nada mais foi realizado no sentido de se recuperar o segundo guindaste do porto. E pelo que sei, a cultura do controle da manutenção também não foi implementada. Ou seja, tudo o que foi feito, ficou comprometido.

Esta é a principal dificuldade para que se possa um dia ter o fortalecimento das operações do porto de Porto Alegre. A falta de cultura no próprio meio funcional é muito forte. E dificilmente isto vai mudar, mantendo-se as mesmas pessoas que lá se encontram. Não é por nada que eu defendo a devolução dos portos interiores à União. Eu tive a oportunidade de conhecer a estrutura por dentro. E sei, com base em minha experiência de administrador público que com aquela estrutura. Mudar será muito difícil.

Muito Obrigado!

Vanderlan vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário