segunda-feira, 9 de março de 2015

PARA PENSAR E REFLETIR - Crise econômica e corrupção.

 O ano de 2015 vai ser marcado pela crise econômica e pela corrupção. Estes são dois temas do qual todo o brasileiro vai ouvir falar. O arrocho que o atual governo federal esta impondo a todos nós brasileiros possui muito destes dois ingredientes. Pois ao administrar o país sem a devida dedicação, permitiu a nefasta combinação de ser um governo gastador, com pouco controle sobre as suas contas e a administração da máquina pública. Produzindo por isto os elementos para que a crise econômica se instalasse. Sendo esta crise recheada pela corrupção dentro da máquina pública.

Até o presente momento o grande foco da corrupção esta associado a PETROBRAS. No entanto, considerando que os outros dois elementos que a compõe, também aparecem em outros casos. Tudo indica que ainda haverá mais escândalos por serem revelados. Falo isto levando em conta a participação dos partidos políticos e das empreiteiras.

Não podemos acreditar que esta combinação Governo Federal-partidos políticos–empreiteiras só tenha produzido corrupção, sobrepreços e lavagem de dinheiros nos negócios relacionados à PETROBRAS. Estes mesmos atores estão presentes na construção das estradas, dos aeroportos, dos estádios da Copa do Mundo FIFA 2014, da Vila Olímpica e em muitos outros empreendimentos tocados com dinheiro público.

Sobre isto, gostaria de refrescar um caso que comentei no ano passado. E que diz respeito à aquisição de lanchas pelo Ministério da Pesca. E que possui políticos de renome nacional envolvidos. E inclusive o ex-administrador da Superintendência do Porto de Rio Grande – SUPRG. Trago este tema a tona, pois o Carlos César teve o prazer de fotografar uma destas lanchas. Compradas por um valor bem elevado. Que acabou gerando uma doação “legal” por parte do fabricante à campanha eleitoral do Partido Trabalhadores. E que na sequencia serve como exemplo de como a má gestão e administração da coisa pública podem comprometer a economia do país.

O link abaixo remete o leitor para a referida matéria. E dentro da mesma há inclusive o parecer do Tribunal de contas revelando os detalhes de todo o negócio. Que muito bem poderia ser mais um caso de polícia. Tendo em vista o grande número de irregularidades cometidas pelos servidores públicos envolvidos.

http://vcvesteio.blogspot.com.br/2014/09/identificada-lancha-da-marinha.html



Muito Obrigado!

Vanderlan Vascoselos



Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário