domingo, 1 de março de 2015

Porque devemos devolver os portos interiores ao Governo Federal II

“Santa Katarina” parte vazio de Porto Alegre.

Partiu às 07:30 da manhã ensolarada de sexta-feira (27/FEV), do Cais Navegantes, do porto de Porto Alegre, o navio mercante “Santa Katarina”. Como todos os demais navios mercantes do tipo graneleiro que aqui aportam, o “Santa Katarina” saiu com seus porões completamente vazios. Fato que demonstra o quanto o Estado é ineficiente em termos de administração portuária. Este é apenas um dos motivos pelo qual pedi, com a mais completa convicção de que estou certo, a devolução da administração dos portos interiores para a União. A realidade que vivenciei na Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH me permite dizer e defender esta causa. Sabendo que a devolução será sem sombra de dúvida, algo muito melhor para o Estado e a economia gaúcha. O Rio Grande do Sul não pode se dar ao luxo de ter um porto apenas para receber carga a granel. Mantendo uma estrutura ociosa, deficitária e sem nenhuma perspectiva de que terá melhora na sua qualidade e no seu funcionamento. Este luxo nos sai muito caro. Consome os recursos que deveriam e poderiam ser mais bem empregados em outros setores vitais ao nosso crescimento.

Devolver os portos interiores ao Governo Federal não significa abandoná-los. Muito pelo contrário. Ao fazer isto, estaremos dando condições para que os mesmos sejam licitados. E entregues ao empresariado que realmente deseja investir neste modal. Modernizando-o e criando condições para que a nossa hidrovia recuperar o seu prestígio e a sua importância.

É por este motivo que eu convido o leitor a refletir sobre o assunto. Pois somente assim poderemos ter um Rio Grande do Sul melhor e mais forte. Pensem nisso!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário