sexta-feira, 27 de março de 2015

“Celanova” transfere carga de butadieno em Rio Grande.

O navio-tanque “Celanova” atracou às 14:50 da tarde de quarta-feira (18/MAR) no píer petrolífero operado pela empresa Braskem, no porto de Rio Grande. Seu objetivo era o de realizar a transferência de 2.000 toneladas de butadieno não saturado. Que o navio possuía em seus tanques e que fora produzido pelo Polo Petroquímico de Triunfo. Esta transferência envolveu o navio-tanque “Navigator Mars” de bandeira liberiana, e que mede 169,97 metros de comprimento e possui 24,2 metros de largura.

O “Navigator Mars” atracou neste mesmo terminal às 16:32 de terça-feira (17/MAR) para ser carregado com10.300 toneladas de butadieno e 3.200 toneladas de propeno. E uma operação deste porte só pode ocorrer em local devidamente apropriado e licenciado para lidar com carga inflamável. Que conte com todos os equipamentos de segurança e uma brigada de incêndio treinada para agir a qualquer hora.

Por sinal, este é um dos motivos pelo qual nenhum navio-tanque que atende o Polo Petroquímico de Triunfo atraca no porto de Porto Alegre. A falta de uma brigada de incêndio devidamente treinada e impede a atracação deste tipo de navio até para que o mesmo possa receber um tripulante comida ou peças e equipamentos para sua manutenção.

Neste caso, o navio é obrigado a fundear na área destinada para este fim. Para somente então poder receber uma embarcação aonde esteja o tripulante que irá embarcar, ou os suprimentos que ela ira receber.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário