domingo, 7 de dezembro de 2014

AS DIFICULDADES DA NAVEGAÇÃO NOTURNA.

O presente texto visa apresentar um fato que revela a dificuldade de se realizar a navegação noturna em nosso estado. Neste texto são apresentadas três fotografias de um mesmo local. O final do canal do Cristal. Que fica em frente ao Museu Irerê Camargo, em Porto Alegre.



Na primeira fotografia aparece o local, com a boia luminosa encarnada acesa. Este fato ocorreu em fevereiro de 2014. Logo após esta iluminação ter sido recuperada. Já que fazia muito tempo que ela se encontrava apagada. Por problema de carregamento de sua bateria.

Na sequencia apresento um fotografia feita no dia 28/OUT, quando a barcaça graneleira “Porto de São Pedro”, navegando em comboio com a barcaça graneleira “BRANAVE” ali passaram. Na fotografia grande aparece o exato momento em que a “Porto de São Pedro” ilumina o farolete com seu holofote. Para se cientificar da sua posição. Fato necessário devido ao estado crítico deste sinal náutico. Que além de se encontrar inclinado, esta com a sua luz de sinalização apagada há meses.

Na foto seguinte é possível de se ver o detalhe do que estou descrevendo. Bem com identificar o farolete verde, devido a sua inclinação já característica.

Diante do exposto, e considerando que este sinal luminoso esta localizado a aproximadamente 6 Km da sede da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH, autarquia responsável pela manutenção e conservação da sinalização náutica entre Rio Grande e Porto Alegre. Fica a dúvida sobre como é que se encontra a nossa sinalização náutica neste percurso. Principalmente nos pontos mais distantes da sede da SPH. É difícil de acreditar que lá a coisa esteja melhor. Por outro lado é fácil dar crédito a quem critica o atual estado da sinalização náutica. Principalmente as empresas de navegação. Que navegam dia e noite, durante todo o ano. E acabam conhecendo o caminho como a palma de suas mão. Mas nem por isto deixam de ter a necessidade de um balizamento e de uma sinalização luminosa com guia e fonte de referência.

Espero que o material aqui apresentado possibilite ao leitor ter uma noção mais precisa das dificuldades enfrentadas pelas empresas de navegação. E que serva para a sua reflexão. Possibilitando a formação de sua opinião sobre um assunto de importância ímpar para o nosso desenvolvimento social e econômico.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário